• Prefeitura colocará grades no Terminal do Centro e manterá a área fechada à noite

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2019 15:57

    Há quase dois meses com metade da iluminação apagada e já frequente abrigo para moradores em situação de rua, o Terminal Centro se transformou em zona de perigo para os usuários. O péssimo estado de conservação do principal ponto de embarque e desembarque de passageiros no Centro da cidade é um problema que se arrasta há mais de dois anos. Nesta semana, a Prefeitura iniciou a limpeza do Terminal para dar início a uma reforma.

    Leia também: Em más condições de conservação, prefeitura adia aulas do Liceu: pais protestam

    Foto: Bruno Avellar

    Os quase 40 mil passageiros que passam pelo Terminal diariamente, encaram a sujeira, teias de aranha, depredação, e um estado de total abandono. No ano passado, os banheiros do local passaram por uma reforma. Mas parou por ai. Os moradores em situação de rua, já conhecidos, fazem os cantos do terminal de armário de roupas e cobertores. E muitas vezes nem a presença de Guardas Civis inibe o consumo de bebidas alcoólicas e confusões que acontecem entre esses moradores. 

    E uma das medidas que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), fará durante a reforma é a colocação de grades para o fechamento noturno do Terminal. De acordo com a Companhia, o Terminal Centro passará a ficar fechado à noite, a partir da saída do último ônibus, e voltará a ser aberto para a saída do primeiro veículo. Os passageiros que utilizam as linhas nesses horários, os chamados 'corujões', vão embarcar fora do terminal. Os que já param fora vão continuar, e os que param dentro, segundo a CPTrans, serão transferidos possivelmente para a lateral do terminal. 

    A proposta de fechamento do Terminal do Centro já vem sendo levantada na Câmara dos Vereadores desde o fim do ano passado. Na ocasião, o vereador Maurinho Branco (PP), disse que o projeto era fechar o Terminal e fazer melhorias nos terminais de Itaipava e Corrêas, que também enfrentam problemas de falta de manutenção. Mas nenhuma proposta foi efetivamente aprovada até agora. 

    A última reforma feita no Terminal Centro aconteceu em 2016. Agora, o projeto de reforma prevê intervenções no telhado, no piso e revitalização da pintura. Serão criadas novas descidas de águas pluviais, aumentando e melhorando o sistema de captação de água das chuvas e, consequentemente, diminuindo as potenciais infiltrações. A primeira fase do trabalho, que deve ser iniciada na próxima semana, acontece no telhado e terá continuidade com o reparo de toda cobertura metálica, com a troca de telhas, previsto para ocorrer ao longo de toda intervenção. 

    As obras estão sendo realizadas a noite, para não atrapalhar a rotina dos usuários e nem as viagens. Segundo a CPTrans, a meta é concluir as intervenções ainda no primeiro semestre de 2019.

    Foto: Bruno Avellar

    Últimas