Prefeitura cobra do Estado a retomada das obras de enterramento da fiação da Rua do Imperador
A prefeitura está buscando junto com o governo do Estado a retomada da obra de enterramento da fiação da Rua do Imperador. O município e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras intermediaram uma reunião entre a empresa responsável pelo serviço, a Engeluz, e a Enel, que vai operar a rede, para resolver detalhes técnicos para permitir que os trabalhos retornem ainda este ano.
“Essa é uma obra muito importante para a nossa cidade, uma obra que o município já aguarda desde 2009 e nós temos todo interesse em contribuir para que esse serviço possa ser retomado o mais breve possível”, disse o vice-prefeito Baninho, que conduziu o encontro.
Leia também: Concessionárias que ‘esquecerem’ fios, cabos e equipamentos inutilizados em postes podem ser punidas
Cerca de 90% do cabeamento de baixa e média já foi instalado. Além da fiação subterrânea que falta ser colocada, será feita a instalação das chaves de ligação de energia, transformadores, acionamento da rede e, por fim, a remoção postes e cabos aéreos.
A obra é possível graças a recursos de R$ 6,6 milhões obtidos pelo governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur). Ela é um complemento do que já foi feito do lado par da Rua do Imperador há 10 anos.
Desde o início do governo, a prefeitura tem atuado para que a obra seja realizada. No ano passado, por exemplo, o município fez a desobstrução de alguns dutos que ficaram obstruídos por causa da paralisação da obra em pelo menos quatro locais: Travessa Prudente Aguiar, em frente à Padaria Petrópolis, próximo ao Obelisco e na altura da Farmácia Brasil.