• Prefeitura chegou a iniciar projeto de reurbanização do Alto da Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/04/2022 03:07

    Está completando agora em abril um ano em que a prefeitura licitou projeto executivo para urbanização do Alto da Serra, local mais atingido pelas tragédias deste ano. A empresa que venceu a licitação – cerca de R$ 546 mil – iria apresentar projeto para o local incluindo obras de prevenção de desastres das chuvas, contenções de encostas e drenagens, além de regularização fundiária.  A ideia chegou a ser apresentada em 2015, penúltimo ano da gestão Bomtempo e só acabou sendo colocada para frente ano passado.

    Projeto atenderia 13 mil pessoas

    A gente fica imaginando se desse tempo de realizar a obra e o que poderia ter poupado de vidas. O projeto falava em 13 mil pessoas – total exato de 2.763 famílias – justamente em locais como Morro da Oficina, Chácara Flora, Vila Felipe, Vila União e Estrada do Paraíso, locais duramente atingidos pelas chuvas desse ano além de Lagoinha, Morro do Nelson e Otto Reymarius.

    Que fim levou?

    Do projeto estimando as obras, a prefeitura não deu publicidade à sua execução, se foi concluído. Da mesma forma a execução das obras em si, que dependeriam de recursos federais. É mais um item para que órgãos fiscalizadores levantem nos inquéritos e comissões abertas para apurar responsabilidades.

    Solidariedade

    A arrecadação dos bancários da Caixa de todo o país para socorro a vítimas das chuvas resultou em R$ 20 mil mais alimentos e roupas. Os recursos e produtos arrecadados serão destinados a três instituições sociais: Associação Filantrópica de Petrópolis, que há 55 anos desenvolve projetos sociais no município; Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, que presta apoio a pacientes com câncer e Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças de acolhida a menores.

    Olhares curiosos e ouvidos atentos na primeira aula de sanfona do projeto Sol, Som & Movimento realizado pelo Instituto Caminhos da Roça com crianças da região.

    Sob nova direção

    O empresário amapaense Kassyo Ramos é o novo presidente nacional do PTB. Foi escolhido pela executiva do partido em Brasília para substituir provisoriamente Marcos Vinícius, ex-Neskau, afastado do partido pelo ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal.  O STF entendeu que o ex-deputado federal Roberto Jefferson, estaria participando ativamente das decisões do partido por meio de Neskau que é seu ex-genro. Neskau vai concorrer a deputado federal sem o peso de ser presidente nacional da legenda e se bobear sem os votos de Daniel Silveira, que pode não ser mais candidato ao Senado se for condenado em julgamento hoje no STF. 

    Tripla função

    Você conferiu aqui nas páginas da Tribuna que quatro homens assaltaram um posto de combustíveis, trocaram tiros com a Polícia Militar e um deles sequestrou um ônibus da PetroIta na fuga que ele pretendia para o Rio. Mas, de acordo com a empresa, “o motorista e o cobrador, de maneira cautelosa, conseguiram acalmar o sequestrador, o levando à Rodoviária do Bingen, onde o homem fugiu”. Além de tudo ainda são psicólogos nossos rodoviários. Cadê o pagamento por isso?

    Na mira

    Estudo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro aponta que somente de janeiro a março foram registrados 113 casos de violência contra políticos no Brasil. E o Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos. A maior parte de agressões são ameaças, mas foram registrados em três meses no país 21 casos de assassinato de políticos.

    Sem direção

    Mais duas piscadas e a gente chega ao final do mês sem ter um titular para a Secretaria de Segurança e Serviços Públicos, acéfala desde que Paulo Mustrangi deixou o cargo para concorrer a deputado.

    Choque de ordem

    Agora que as aglomerações estão liberadas o choque de ordem vai voltar? Quem tá perguntando são os moradores da Mosela, ali naquele ‘centrinho’, antes da entrada do Bataillard. Virou point nos finais de semana, sem hora para acabar.  Ninguém dorme ali.

    Rock the Mountain

    Se o Rock the Mountain faz bem para a economia da cidade e ainda para colocar Petrópolis no roteiro dos grandes festivais, faz também bem às bandas locais que ganharam visibilidade com suas apresentações. Muita gente curtindo bastante os grupos de Petrópolis.

    Rock the Mountain trouxe a Petrópolis – além de girar a economia com 40 mil pessoas só no primeiro final de semana – atrações nacionais e artistas que vieram assistir ao festival, uma visibilidade que ajuda a cidade a superar a tragédia das chuvas. Em fotos de Jorginho Porcin, Rogério Goes e Thayia Ayala; Rubel e Gal Costa e Yanna Lavigne e Bruno Gissoni.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas