
Prefeitura busca apoio do Estado e União para hospital veterinário
Em 2023, o Instituto Pet Brasil (IPB) calculou que havia quase 150 milhões de animais domésticos no país, com um “boom” nos números na pós-pandemia. Só em Petrópolis, considerando que 76% dos lares possuem animais de estimação, a população de pets é projetada em 211 mil animais. Com esses números em evidência, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais na reunião de hoje, discute em sua pauta a meta de colocar em funcionamento um hospital veterinário público para a cidade, captando recursos dos governos estadual e federal.
Pix Day APPO
A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a APPO, promove hoje mais uma edição do Pix Day, com arrecadações destinadas à compra de chocolates para as cestas de Páscoa de pacientes oncológicos. Com mais de 30 anos de atuação, a instituição apoia famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo alimentos e suporte durante o tratamento. A presidente interina, Cléo de Marco, destaca a importância das doações, a partir de R$1, para levar alegria às famílias assistidas. Interessados podem contribuir via Pix (appo@appo.org.br), ajudando a manter a tradição solidária.
Picada seletiva
Já deu polêmica na disponibilização pela Prefeitura de soro contra veneno de cobra em Pedro do Rio, considerando aumento de casos de picada nos distritos. Povo foi às redes sociais reclamar que a Prefeitura levou para lá o soro antibotrópico, que é destinado exclusivamente ao tratamento do veneno das serpentes do gênero Bothrops, como a jararaca. O antiofídico é um termo geral que engloba diversos tipos de soros contra diferentes serpentes peçonhentas, incluindo jararacas, cascavéis e surucucus. Este não teria sido disponibilizado.

Essa, não!
Quanto tempo faz que a Serra Velha foi reformada pelo governo do Estado? Não tem nem dois anos né? A RJ-107 recebeu quase R$ 20 milhões em obras se não nos falha a memória. E já está ruim de novo em vários trechos com paralelos soltando?
Bobeou, dançou
O ex-prefeito de Miguel Pereira, André Português, considerado um fenômeno pela visibilidade que conquistou para a cidade no turismo e negócios – que levou a fazer seu sucessor sem sustos – tava livre, leve e solto desde o fim de sua gestão. Era especulado para ser secretário na gestão Cláudio Castro que tá demorando em uma reforma administrativa. E agora o homem parece que vai integrar a equipe de Eduardo Paes que está de olho no governo do Estado.
Falta pouco
Falando em aquisições para o governo do Estado – incluindo a visão política para uma eleição ao Senado e também para fazer sucessor – tá faltando só um tiquinho para o vereado Dudu ser o novo presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab). Só uma mudancinha na Lei Orgânica e tá resolvido.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 320 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Equiparação
Em sua data-base, os rodoviários iniciaram negociação com o sindicato patronal das empresas de ônibus. E a proposta das empresas foi de reajuste de 1,5% nos salários e de 1,5% no vale-alimentação. Gente… 1,5%? Será que o pedido de reajuste da tarifa também vai ser assim, baixinho, quase nulo?

Xadrez nas escolas
E a Secretaria de Educação dá mais um gás num projeto pra lá de bacana: o xadrez nas escolas. Para isso, está abrindo a quinta turma para capacitar os profissionais da educação na arte do xadrez com o objetivo de que a prática seja cada vez mais replicada. As aulas acontecem de 08 de abril a 10 de junho na Casa da Educação, sempre das 18h às 20. Inscrições pelo telefone 2246-4535. O projeto é conduzido pelo professor Ronaldo Yallouz.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br