Prefeitura atrasa repasse e escolas conveniadas suspendem as aulas
Alunos de pelo menos duas escolas – Colégio Angliano de Araras e Germano Valente – ficaram sem aulas na manhã de ontem. O motivo foi a falta de pagamento dos salários dos professores contratados e o atraso nos repasses da Prefeitura às unidades conveniadas. Outras escolas também anunciaram paralisação.
No Colégio Anglicano de Araras, cerca de 880 alunos ficaram sem aulas. Os estudantes foram avisados na segunda-feira sobre a paralisação. Os funcionários esperam o repasse da Prefeitura referente ao mês de setembro, que deveria ter sido feito até o quinto dia útil do mês. Além disso, os trabalhadores também estão sem vale-transporte. O colégio mantém convênio com a Secretaria de Educação e recebe uma verba per capita por aluno. Enquanto o repasse não for feito, as atividades estarão suspensas.
“Esses atrasos vêm acontecendo há pelo menos três meses. Entro em contato quase que diariamente com a Secretaria de Educação, mas não consigo obter nenhuma resposta concreta. Não há dinheiro para pagar os professores, nem os salários e nem os vales-transportes”, lamentou o presidente da entidade mantenedora da escola – Ação Social Anglicana do Rio de Janeiro, Carlos José Machado. O presidente garantiu que assim que o repasse for feito, as aulas serão retomadas imediatamente.
O presidente também reclama da falta de reajuste do valor per capita que é pago pela Prefeitura. “Para a educação infantil paga-se R$ 198 e para o ensino fundamental, R$ 165. Infelizmente este valor não acompanha os reajustes salariais. Temos que seguir o piso fixado pelo sindicato. Há uma defasagem de 40% em relação ao valor per capita e o que temos que pagar aos profissionais”, disse Carlos José.
Em agosto, os professores da escola também fizeram uma paralisação devido à falta de pagamento por parte da Prefeitura. “Quando os professores fazem a greve, o dinheiro é depositado. Infelizmente”, disse o presidente. O Colégio Anglicano de Araras atende alunos da educação infantil ao 9° ano do ensino fundamental. A unidade conta com cerca de 70 professores. O convênio entre a Prefeitura e o colégio foi assinado em 2002.
Segundo a funcionária, caso os repasses não sejam feitos, as aulas para os estudantes da Educação Infantil continuarão suspensas na escola. “Avisamos aos pais para ligarem para a escola e buscarem informações. Se o dinheiro for depositado, as aulas retornam”, informou
Em nota, a Secretaria de Educação informou apenas que “está realizando o repasse da verba para o Colégio Anglicano de Araras e demais unidades citadas”.