Prefeitura anuncia licitação para obras na União e Indústria, mas Dnit nega
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) informou ontem que ainda não tem data para o lançamento do edital para a contratação da empresa que ficará responsável pela reforma da Estrada União e Indústria. A informação foi como um “balde de água fria” nos petropolitanos, que, 24 horas antes, celebravam o anúncio da realização da licitação, feito pela Prefeitura.
De acordo com o Dnit, a Superintendência Regional no Rio de Janeiro está revisando e atualizando um projeto, que pode ser a base de uma “futura licitação”.
Ainda de acordo com o Dnit, no momento o órgão está fazendo estudos para a abertura de um processo licitatório para a contratação da empresa que fará o projeto executivo da obra. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito também não há previsão para que esse edital seja lançado. Para que a reforma da União e Indústria comece é preciso que o projeto executivo esteja pronto. Após a conclusão das obras, a Estrada União e Indústria será municipalizada, passando a ser de responsabilidade da Prefeitura.
Enquanto o projeto não está pronto e o edital não é lançado, quem trafega diariamente pela vias tem que conviver com uma pista em péssimas condições, com trechos onde há altos índices de acidentes. Entre os bairros Retiro e Corrêas, por exemplo, é possível encontrar inúmeros desníveis na pista, buracos e falta de sinalização horizontal. Na região dos distritos, entre Pedro do Rio e Posse, a situação é ainda pior. Não há nenhum tipo de sinalização nem acostamento e, em alguns pontos, o mato toma conta da pista.
A falta de manutenção da Estrada União e Indústria é alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2009. Uma decisão da 2ª Vara Federal de Petrópolis obrigou o Dnit a iniciar as obras na estrada, mas, até o momento, pouco foi feito pelo órgão, que apenas pavimentou, há cerca de seis anos, um trecho entre o Retiro e Itaipava.
O Dnit alegou que a demora para a realização das obras de recuperação da estrada (a intervenção deveria ter sido iniciada em 2015) é resultado da desistência da empresa que venceu a licitação. A segunda colocada no pregão estava impedida de ser contratada e a terceira empresa não demonstrou interesse em seguir com o processo.
A Estrada União e Indústria é a principal ligação do centro com os distritos. Ela foi inaugurada em 1861 por D. Pedro II e sua importância histórica está diretamente ligada a questões econômicas – uma vez que foi a primeira rodovia mecanizada do Brasil.