• Prefeitura abre licitação para restauração do Theatro D. Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/05/2017 17:40

    O principal palco cultural de Petrópolis, o Theatro D. Pedro passará por restauração no prédio principal e reformas no anexo, que vai ganhar salas para o desenvolvimento de atividades culturais. A obra será viabilizada com verba de emenda parlamentar no valor de R$ 2,5 milhões. A licitação para elaboração de projetos preliminares, básico e executivo da restauração do Theatro está marcada para dia 13 de junho, às 14h, no Centro Administrativo. O edital estará disponível a partir do dia 24 de maio no site da Prefeitura.

    “Estamos recuperando e aproveitando todos os recursos financeiros em emendas parlamentares que estavam sendo perdidos por falta de projetos. Existem recursos em todas as áreas que estamos trazendo para a cidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi. 

    Importante obra em um dos principais equipamentos culturais da Cidade Imperial, a reforma prevê a revitalização elétrica do prédio e da infraestrutura da construção, incluindo a parte dos camarins, além da construção, no anexo, da sala de ensaio do Coral Municipal de Petrópolis e que também servirá para outros grupos musicais que venham a ser criados pelo município. Está prevista ainda de uma sala de dança multifuncional que servirá para corpos artísticos diversos e futuros projetos.

     “É um grande privilégio e prazer no primeiro ano de uma gestão, mesmo em um momento de absoluta crise financeira, poder não apenas conseguir a restauração de um prédio tão importante para a cena cultural, mas também poder realizar um grande sonho da classe artística de ter esse espaço especial no anexo do Theatro D. Pedro”, frisou Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que administra o espaço.

    Inaugurado em 2 de janeiro de 1933 pela família D'Ângelo, o Theatro D. Pedro foi construído  unindo estilos arquitetônicos e decorativos de art-nouveau e art-decó. Com decoração e pintura assinadas pelo artista Carlos Schaefer, o espaço já recebeu em seu auge grandes nomes como Alda Garrido, Cacilda Becker, Procópio Ferreira e Bibi Ferreira, Noel Rosa, entre tantos outros. Nos últimos dez anos, o palco recebeu mais de 1.200 espetáculos de dança, música, teatro e diversas manifestações culturais, alguns do circuito nacional. 


    Últimas