• Prefeitura abre consulta pública sobre projeto de formalização dos bairros de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/set 15:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD) abriu uma consulta pública sobre o projeto de formalização dos bairros de Petrópolis. No fim de junho, o órgão aprovou uma proposta para oficializar bairros em 44 localidades da cidade e, neste momento, a população vai poder apresentar sugestões para aprimorar a iniciativa. Além disso, o CRPD também vai promover audiências públicas para debater o assunto com os moradores de cada um dos cinco distritos da cidade.

    A consulta pública está aberta no site da Prefeitura. Toda a população pode analisar o mapa de Petrópolis com a proposta dos bairros e apresentar sugestões ao grupo de trabalho, instituído dentro do CRPD para elaborar o projeto.

    “A formalização dos bairros vai contribuir de uma forma fundamental para o planejamento da cidade, permitindo criar políticas públicas ainda mais eficientes para a população. Por isso é muito importante que a população participe e contribua nessa fase para oficializar e delimitar os bairros de Petrópolis”, apontou o prefeito Hingo Hammes.

    A formalização dos bairros se arrasta há mais de uma década, com uma proposta sendo apresentada pela Prefeitura em 2018, mas sem avanços. Depois disso, somente em novembro de 2023 foi criado um grupo de trabalho no CRPD para desenvolver a atual proposta, que foi aprovada pelo Conselho, no fim de junho.

    A delimitação dos bairros aproveitou parte do trabalho feito em 2018 e também levou em consideração os setores utilizados pelo IBGE para a realização do Censo de 2022. Outros fatores utilizados para a elaboração da proposta foram a existência de barreiras naturais (hidrografia e topografia), construções (vias, pontes), informações da Águas do Imperador e de IPTU e o conhecimento da cidade pelos integrantes do grupo de trabalho.

    Com isso, 44 localidades foram mapeadas: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.

    “Essa proposta caminha lado a lado com as áreas usadas pelo IBGE para realizar o último Censo, em 2022. Dessa forma, a gente vai ter uma base de dados muito precisa de como é aquele bairro, número de habitantes, comércio, serviços, o que permite entender melhor o que cada local precisa e como o município deve planejar a aplicação de recursos em cada área. Mas também tem impactos diretos para a população. Com os bairros formalizados, será possível criar novos CEPS na cidade, o que vai facilitar, por exemplo, a entrega de correspondências e produtos”, explicou o secretário de Planejamento e coordenador do CRPD, Fred Procópio.

    Audiências públicas virtuais

    O Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD) vai promover cinco audiências públicas virtuais para debater a delimitação dos bairros em cada um dos cinco distritos de Petrópolis. Elas vão acontecer sempre às terças-feiras, entre 18h e 20h. Veja as datas e os links para acessar as audiências públicas no site da Prefeitura.

    Confira outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas