Prefeitura abre concurso com 200 vagas para a saúde, mas esquece de anunciar
As inscrições estão abertas desde o dia 21, mas a prefeitura, que não consegue caminhar par e passo com suas próprias ações, esqueceu de anunciar: concurso para Agente Comunitário de Saúde com 135 vagas e Agente de Combate às Endemias, com 64 vagas. Todo concurseiro sabe a importância de cada minuto para estudar para a prova e, deixando de dar publicidade à seleção, a prefeitura prejudica os candidatos. Mas, o governo municipal colocou no ar apenas no final de semana um Diário Oficial com data de 20 de fevereiro com o edital. As inscrições ficam abertas até o dia 21 de março. Depois da notícia, aqui, certamente vão correr e anunciar.
Prova em abril
O concurso será realizado pelo Instituto Avalia, do Paraná, com provas previstas para 28 de abril. Não é o mesmo que realizou o concurso da CPTrans, aquele com perguntas marotas com o nome do prefeito. O Avalia vai receber de remuneração pelo concurso o que arrecadar com o valor de inscrição que é de R$ 60, podendo beirar aí meio milhão. E o salário oferecido pela prefeitura aos candidatos é de R$ 2,8 mil.
Sem esgoto…
Segundo o IBGE, Petrópolis tem Petrópolis tem 138 mil casas e 14 mil estabelecimentos, de acordo com o Censo 2022. E o mesmo estudo, em um novo recorte divulgado agora, aponta que 25% das casas não contam com rede de esgoto. A Águas do Imperador, disse que são ‘apenas’ 20%, considerando que ela atende apenas área urbana. Então, seriam 5% em área rural sem esgotamento canalizado. Mas, vamos às contas: 20% de 138 mil são 26 mil casas sem esgoto.
… e em área de risco
Agora, façamos um cruzamento das 26 mil casas sem rede de esgoto com as residências em área de risco da cidade. Levantamento feito pelo IBGE em 2018 aponta que 22.298 imóveis existentes em Petrópolis estão em áreas de risco, onde 72.070 pessoas vivem em moradias que não estão seguras. Vejam se não bate com a quantidade de casas sem rede de esgoto.
Retorno do golpe
Sabe aquelas pessoas – normalmente em dupla – que ficam nas ruas te empurrando uma canetinha e dizendo que é para pagar a formatura em medicina? Voltaram. Sem etarismo, é difícil de acreditar que sejam estudantes. Só se for de pós-doutorado. E agora eles, além das ruas, estão abordando os incautos dentro dos supermercados do Centro. Um leitor da coluna sofreu na pele o assédio dentro de um mercado da cidade.
Contagem
E Petrópolis está há 292 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Começou
Vocês também têm recebido uma penca de pedidos de amizade nas redes sociais de perfis escancaradamente fakes?
Sem plateia
Há duas audiências públicas, obrigatórias por lei, acontecendo dias 28 e 29, na Câmara de Vereadores. A primeira analisa os resultados das finanças da prefeitura de outubro a dezembro e, a segunda, o desempenho da saúde, no mesmo período. Mas como o plenário da Câmara está fechado por causa das obras no Palácio, as audiências serão apenas online, com presença dos vereadores e público ausente. Ah, não! Vamos arrumar um clube, uma igreja com salão grande e pelo menos essas audiências fazer de forma decente. Dá tempo de providenciar e dinheiro também não é problema.
Sem pauta
Eis que no dia 20, o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda fez sua reunião ordinária do mês. E na pauta havia apenas leitura da ata da reunião de dezembro, aprovação do calendário das reuniões de 2024 e informes gerais. É sério que o conselho não discutiu nada para aumentar as taxas de emprego na cidade? Vai ver que não tem desemprego em Petrópolis.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br