• Prefeito terá que ressarcir o município por usar site da PMP para divulgação pessoal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/02/2020 12:11

    Tarefa para Freixiela

    A expectativa, principalmente entre artistas petropolitanos e fornecedores do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, é otimista em relação à posse do ex-vereador Renato Freixiela na presidência da instituição. Todos esperam que o novo presidente determine exame dos contratos firmados pelo município com empresas às quais foi terceirizada a organização de festas importantes do município, e que resultaram em calotes e muitas dúvidas. Quem não recebeu, quer receber. Sobre outras dúvidas, que envolvem os contratos, levantadas por CPI da Câmara, a sociedade espera esclarecimentos.

     

    “Estou com Rossi”

    O secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, pediu aos partisans que registrassem sua posição em relação às eleições de outubro: “não sou candidato a vereador e nem a prefeito; meu compromisso eleitoral é com o prefeito Bernardo Rossi”. 

     

    Agenda eleitoral

    Datas importantes para a organização das eleições de outubro: de 5 de março a 3 de abril, vereadores podem trocar de partido, sem serem punidos por infidelidade partidária. Em 4 de abril, termina o prazo para registro de novas legendas que pretendam lançar candidatos, como é o caso do partido o presidente Bolsonaro, a Aliança para o Brasil. O dia 4 de abril é o último dia, também, para a filiação partidária e registro de domicílio eleitoral pelos que pretendem disputar as eleições. É também a partir desta data que os governantes não podem mais fazer bondades com o dinheiro público. As convenções partidárias começam em julho.

     

    Nova lição

    O prefeito Bernardo Rossi, o vice Baninho, o secretário Ronaldo Medeiros e o ex-secretário Silmar Fortes foram condenados a ressarcir os cofres municipais por terem utilizado, segundo sentença do juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato, o site da Prefeitura para divulgação de ordem pessoal. Isso já tinha ocorrido com o ex-prefeito Paulo Mustrangi, mas parece que a lição não foi bem aprendida. O processo foi movido pelo ex-vereador Paulo Pires.

     

    Direitos da mulher

    “Garantias e avanços dos direitos das mulheres: democracia, respeito, diversidade e autonomia” é o tema da Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, que será realizada nos dias 6 e 7 de março. O evento será presidido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Anna Maria Rattes.

     

    Os organizadores do CaminhaDown estão buscando apoio para realização do importante  movimento, este ano. Trata-se de um encontro de amigos e parentes de pessoas com síndrome de down, no Centro, no dia 29 de março, um sábado. O evento faz parte do calendário oficial de Petrópolis. Quem quiser ajudar, é só entrar no site www.vakinha.com.br e digitar Caminhadown Petrópolis 2020. É possível apoiar o evento doando qualquer valor. Foto: Adriana Kochem

     

    Novo programa 1

    Já está com o prefeito Bernardo Rossi, para sanção, projeto do vereador Justino do RX, aprovado pela Câmara, que institui o Programa de Prevenção da Saúde à doença de Endometriose. Segundo o texto, o programa será oferecido pelo SUS e garantirá avaliações médicas periódicas e a realização de exames clínicos e laboratoriais. 

     

    Novo programa 2

    A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e sangrar. Os sintomas dessa enfermidade costumam ser dores durante o período menstrual e durante relações sexuais, sangramento urinário e intestinal, além de dificuldade em engravidar.

     

    Agita Petrópolis

    Depois de curto recesso, o programa Agita Petrópolis está de volta. Quem quiser participar pode se inscrever na Superintendência Municipal de Esportes e Lazer, no Centro de Cultura. Foto: Divulgação

    Estão abertas as inscrições para o Agita Petrópolis – telefones 2233-1218, da Superintendência de Esportes e Lazer -, programa que oferece atividades gratuitas nos bairros, com aulas de ginástica, alongamento e dança para o público adulto e de iniciação esportiva para crianças e adolescentes. No ano passado, 2,5 mil pessoas participaram das atividades do programa.

     

    Números do lixo

    Partisans ficam confusos com as informações fornecidas pelo governo municipal sobre quantidade de lixo que é recolhida diariamente em Petrópolis. A administração Rubens Bomtempo falava sobre 250 toneladas/dia. Quando o atual governo contratou a empresa Força Ambiental, eram 400t/dia. Agora, são 310t/dia.

     

    Saneamento

    O presidente da Câmara, Hingo Hammes, e o presidente da Comissão de Defesa da Saúde, vereador Silmar Fortes, estão trabalhando para garantir grande participação na audiência pública sobre Saneamento Básico, marcada para o próximo dia 11, às 19h, no salão plenário do Legislativo.

     

    Livro

    Mesmo com ritmo menos intenso, por conta da recuperação de uma cirurgia, o empresário Gastão Reis trabalha na preparação do lançamento do livro “História da autoestima nacional que a República não quer que você saiba – Da Re-Pública à Réu-Pública, sem res publica”. Além de Petrópolis, o livro será lançado na Casa Firjan, no Rio, e em eventos em São Paulo, Porto Alegre e Recife.

    Leia também: Ex-vereador Renato Freixiela assume a presidência do Instituto Municipal de Cultura e Esportes

    Últimas