• Prefeito lança o Defesa Civil Jovem com a presença de mais de 100 alunos da rede estadual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/09/2019 15:00

    Mais de 100 alunos da rede estadual participaram ontem do lançamento do programa Defesa Civil Jovem. O objetivo do programa é capacitar os jovens para se tornarem monitores do Defesa Civil nas Escolas em suas instituições de ensino e em escolas com ensino fundamental e educação infantil. 

    “A nossa gestão prioriza a prevenção. Petrópolis hoje tem uma pronta resposta para as ocorrências causadas pela chuva, como é definido dentro do Plano Verão municipal. Além disso, ganhamos o reconhecimento da ONU em 2017 pelo nosso trabalho”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, lembrando ainda que o município se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro pela ação efetiva com o Defesa Civil nas Escolas. 

    Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, o programa é uma forma de entrar nas salas de aula do ensino médio através dos jovens. “No primeiro semestre deste ano, apenas duas escolas estaduais aderiram ao Defesa Civil nas Escolas. Dessa forma, em parceria com os grêmios estudantis, a gente consegue abordar a prevenção de desastres em mais salas de aulas com os adolescentes”, disse.

    Participaram do evento estudantes dos colégios estaduais Princesa Isabel, Rui Barbosa, Cardoso Fontes e do CIEP Cecília Meirelles. A partir de agora, técnicos da Defesa Civil irão até as escolas para continuarem a capacitação dos jovens. “É um treinamento importante não apenas para a gente, mas para todos os petropolitanos. É uma grande oportunidade trabalhar a prevenção de desastres em conjunto com a Defesa Civil”, disse Everton Dias, presidente do grêmio estudantil do Princesa Isabel.

    Leia também: Defesa Civil interdita 20 casas na Comunidade do Frias, em Corrêas

    No primeiro semestre deste ano, o Defesa Civil nas Escolas envolveu mais de 20 mil alunos em 631 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 180 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais, sobre as ameaças de inverno. O Defesa Civil Jovem será criado para ampliar esses números, atendendo mais estudantes abordando os riscos do verão.

    “Esperamos envolver ainda mais alunos neste semestre, que estão sendo trabalhadas as ameaças relacionadas ao período de chuvas fortes. O Defesa Civil Jovem será direcionado para os adolescentes, criando uma cultura de percepção de riscos e de prevenção aos desastres de origem natural”, explicou o coronel Paulo Renato.

     

    Últimas