• Prefeito interino anuncia auditoria externa no Sehac, início remoto das aulas e outras medidas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/01/2021 20:19
    Por Luana Motta

    Na tarde desta quinta-feira (28), o prefeito interino Hingo Hammes convocou uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço das ações dos primeiros 27 dias de governo. Hingo foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu interinamente a prefeitura no dia 1º de janeiro, já que o candidato mais votado no segundo turno das eleições de 2020, Rubens Bomtempo, não foi diplomado por ter o registro de sua candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

    Durante a coletiva, o prefeito interino disse que, nessas primeiras três, quase quatro quatro semanas de governo, começou os trabalhos buscando recursos para cobrir a folha de pagamento e buscando reestruturar o sistema de saúde, em especial o atendimento aos pacientes de covid-19. Confira as principais ações apresentadas durante a coletiva:

    • Saúde: prefeito interino confirma auditoria externa no Sehac

    Hammes afirmou que a Secretaria vem fazendo a compra de insumos para atender toda a rede de saúde. E confirmou que havia falta de insumos no Hospital Alcides Carneiro (HAC), como também foi apontado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e a Defensoria Pública. E disse que os insumos que foram comprados estão chegando e sendo encaminhados para as unidades. O prefeito interino novamente confirmou que será feita uma auditoria externa no Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), mas não informou quando esse trabalho será iniciado.

    Em relação à reestruturação da porta de entrada de atendimentos dos pacientes de covid-19, Hingo Hammes disse que havia muitas reclamações dos pacientes. Uma das estratégias para suprir essa demanda foi a transferência do ponto de apoio para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).

    Sobre o atendimento médicos nos pontos de apoio, o prefeito interino afirmou que no momento a escala de profissionais está atendendo a demanda e, por isso, não há previsão de ampliação do atendimento médicos nos pontos de apoio de covid-19 para 24 horas. O plano de vacinação deve ser ampliado, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, conforme as doses chegarem para Petrópolis.

    • Aulas vão começar de forma remota

    Hingo Hammes afirmou que a data de início do ano letivo será anunciada nesta sexta-feira(29), mas já adiantou que as aulas vão começar remotamente, em seguida o ensino híbrido e por fim, a retomada presencial. O prefeito interino também anunciou que a recarga do cartão Merenda Certa voltará a ser feita a partir de fevereiro. Além disso, ele disse que a Prefeitura dará continuidade às obras de seis Centros de Educação Infantil (CEIs) iniciadas no ano passado.

    • Obras paradas

    Hingo se comprometeu também no reforço do quadro técnico para intensificar as fiscalizações. Disse que vai dar continuidade as obras de construção da Unidade Básica de Saúde e Centro de Educação Infantil do Vicenzo Rivetti, mas informou detalhes e nem os prazos previstos para conclusão das obras. Se comprometeu em dar continuidade as obras do Palácio de Cristal. Que agora depende da contratação de um arqueólogo para fazer um novo projeto, que deve ser apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Theatro D. Pedro, que segundo o prefeito, está passando por readequações do projeto, e será novamente submetido ao Iphan.

    • Ordem urbana e conservação

    Hingo disse que a Secretaria de Serviço e Ordem Pública está fazendo um balanço das fiscalizações com base nos decretos municipais de restrições em decorrência da pandemia. Fez a revisão das barreiras sanitárias. E está investindo na manutenção da iluminação pública e ampliação da instalação de LED. O vereador, que está à frente da Prefeitura, anunciou que planeja fazer a contratação de mais funcionários para fortalecer a capina e roçada na cidade. Em janeiro, segundo ele, foram 82 ruas atendidas e 430 toneladas de lixo recolhido.

    • Testes com charretes elétricas em fevereiro

    O prefeito interino anunciou em fevereiro voltarão a ser feitos os testes com os carros elétricos, que vão substituir as charretes puxadas por tração animal, extintas em Petrópolis desde 2019. Os testes serão feitos nos dias de carnaval. Também será feito um levantamento do estado de conservação dos bens que são de responsabilidade do Turispetro, como o Museu Casa de Santos Dumont, Parque Municipal de Itaipava, entre outro. O político se comprometeu em dar apoio para que seja instalado um centro de convenções na Feirinha de Itaipava, projeto que está parado há pelo menos três anos.

    • Defesa Civil

    Hingo Hammes destacou a implantação do aviso de alerta via SMS, agora com dados específicos do município. Ressaltou o reforço no quadro técnico na secretaria, que agora conta com uma meteorologista. E a mudança no protocolo de acionamento das sirenes em dias de chuva. Além da instalação de novos equipamentos, como o piezômetro. AS parcerias com as comunidades e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    • Serviço de reboque pode ser retomado

    Hingo afirmou que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) pretende retomar o serviço de reboque e depósito de veículos no município. Ele destacou o trabalho de fiscalização para coibir motos irregulares, feito em parceria com a Guarda Civil, PM e Detran. Além disso, também são feitas operações para coibir o transporte irregular.

    • Meio ambiente e Bem-estar animal

    Ao final da coletiva, Hingo afirmou que veículo utilizado pela Coordenadoria de Bem-estar Animal, que estava quebrado desde o ano passado, já foi enviado para o conserto. Entre os projetos que estão sendo feitos pela Secretaria de Meio Ambiente, está sendo desenvolvido um projeto de plantio de árvores junto com o projeto Cílios D’Água e um projeto de educação ambiental e bem-estar animal que será implantado nas escolas. E se comprometeu em dar mais agilidade e intensificar as fiscalizações.

    • Centros culturais dos distritos serão reabertos

    O prefeito interino anunciou que está estudando para fazer a reabertura responsável dos Centros Culturais nos distritos. Hingo lembrou a regularização dos pagamentos dos projetos artísticos em atraso e a retomada do programa Agita Petrópolis.

    • Desenvolvimento econômico

    Hingo destacou que há sete empresas em fase se definição de espaço para instalação no Condomínio Industrial da Posse. Destacou a inauguração da Casa do Trabalhador, no Terminal Rodoviário do Centro. E se comprometeu em fortalecer o diálogo com grandes empresas, como Ge Celma e do setor tecnológico, o Serratec.

    • Mapeamento dos processo

    Segundo o prefeito, está sendo feito o mapeamento de todos os processos da prefeitura. E estão criando ações de ataque para cobrança de passivos no município.

    • Assistência Social

    Foi retomado o serviço do Consultório de Rua. E as equipes estão fazendo um levantamento dos frequentadores do Restaurante Popular.

    • Diálogo com líderes comunitários

    Segundo o Prefeito, a secretaria está iniciando um trabalho de auxilio aos líderes comunitários para reestruturação das associações de moradores. Está sendo oferecido serviços advocatícios, assistência social, orientação sobre cartórios, entre outros.

    Últimas