• Prefeito confirma que, apesar de decreto federal, não vai autorizar reabertura de salões de beleza e academias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2020 16:00

    A Prefeitura de Petrópolis confirmou que manterá a validade de todos decretos municipais publicados para frear o avanço do coronavírus até o próximo dia 24. A informação foi divulgada um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro incluir os serviços de salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como essenciais, o que, em tese, permitiria sua reabertura.

    Segundo o prefeito, a proibição segue mantida em Petrópolis. “A curva de casos no município é crescente e a ocupação dos leitos pode estourar, já estamos chegando no limite. Por isso, conceder a abertura salões de beleza, barbearias e academias de ginástica, nesse momento, é bastante imprudente”, disse.

    O prefeito lembrou que, por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), os governos estaduais e municipais são os responsáveis pelas decisões de controle da pandemia dentro de seus perímetros. Por esse viés, o governo municipal vai manter essas atividades fora da listagem de serviços essenciais.

    Leia também: Petrópolis tem mais duas mortes por coronavírus confirmadas e número de óbitos vai a 22

    “Existe um planejamento para retomada gradual das atividades. Fizemos reuniões com representantes desses segmentos, mas os casos na cidade estão aumentando. Nossa prioridade é salvar vidas. Estamos voltados para ampliar os números de leitos”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

    A Secretaria de Saúde também emitiu uma nota técnica que especifica que o decreto municipal que determina o isolamento social, prorrogado até o dia 24 de maio, deve ser cumprido em sua totalidade. A nota ainda reforça o uso das máscaras por toda população, além de indicar que os estabelecimentos comerciais essenciais que estão em funcionamento devem oferecer o material e produtos de assepsia para seus funcionários.  

    “Nossas ações são determinadas com base em critérios técnicos científicos provenientes da área de saúde. A Secretaria de Saúde respalda que devemos manter nossas medidas de combate ao vírus, além de fomentar a todo momento o uso das máscaras por toda população”, atesta Bernardo Rossi.

    Últimas