• Prefeito altera homenagem em nome de CEI de Monsenhor Daher para Valéria Rossi

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/02/2020 15:05

    Escola Paulo Daher 1

    Talvez seja prudente o prefeito Bernardo Rossi fazer uma revisão nos decretos que dão nomes a unidades escolares em Petrópolis. Em 27 de agosto do ano passado, ele assinou ato dando o nome de Centro de Educação Monsenhor Paulo Elias Daher Chedier a uma escola da Rua Buenos Aires, 272. No último dia 3 de fevereiro, assinou outro decreto, dando à mesma unidade o nome de Centro Educacional Professora Valéria Chim Rossi.

     

    Escola Paulo Daher 2

    Nada contra a homenagem prestada à professora, mãe do prefeito, mas a superposição de homenagens pode provocar algumas complicações. O monsenhor Paulo Daher, pároco da Catedral e vigário-geral da Diocese, foi uma figura fundamental na administração e crescimento das chamadas escolas da Mitra, que concentram mais de um terço de todas as vagas da rede pública em Petrópolis. Era um sacerdote com grande prestígio e liderança no ambiente do clero e entre os católicos. 

     

    Escola Paulo Daher 3

    Se a importância de Paulo Daher em Petrópolis não fosse suficiente, para revigorar a homenagem, é bom lembrar que ele veio de uma família que transitou com desenvoltura no mundo da arte. Daher e sua família foram importantes doadores de acervo para os principais museus do Rio de Janeiro e para o Museu Imperial. Não é um mundo que se deva contrariar. Por mais fortes que sejam as razões pessoais.

     

    Dia do Lan

    Aí está o Lan, com sua Olívia, em foto da festa de seu 90º aniversário. Hoje, ele comemora 95 anos, em plena atividade, para alegria da enorme legião de amigos e fãs. Foto: Divulgação

    Quem lembrou foi Aline Rickly, uma querida dos partisans: o cartunista Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, ou apenas Lan, festeja hoje 95 anos bem vividos. Figura respeitadíssima no Brasil, Itália, Uruguai e Argentina, países onde morou. Nas últimas décadas, ele tem sido o Lan de Pedro do Rio, onde mora com a sua Olívia Marinho, e onde participa ativamente dos movimentos comunitários.

     

    Pneumonia

    O SMH-Beneficência Portuguesa promove hoje, às 20h, um encontro de especialistas para discutir os avanços no tratamento de doenças comunitárias, entre elas, a pneumonia – principal responsável pela mortalidade em crianças com até cinco anos. Quem coordena é o diretor médico do SMH, o infectologista Luis Arnaldo Magdalena. Segundo o especialista, 60% dos pacientes clínicos do hospital, em 2029 – os que não precisam de cirurgias – tinham doenças infecciosas. Metade deles tinha pneumonia. O evento é gratuito e voltado aos profissionais da saúde será realizado no Instituto do Coração de Petrópolis (Incope), prédio anexo ao hospital, no Valparaíso.

     

    Os Gomes dos Santos

    A família Gomes dos Santos reunida para marcar os 200 anos do nascimento de Joaquim Heleodoro e os 85 anos do firme e forte bisneto, o acadêmico Joaquim Eloy Duarte dos Santos. Foto: Shana Horta

    A família Gomes dos Santos promoveu um grande encontro na Maison Magamez, para comemorar os 200 anos de nascimento do empresário teatral Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos I (1820-1860) e 85 anos de seu bisneto Joaquim Eloy Duarte dos Santos. Várias gerações dos homenageados confraternizaram e viveram momentos de muita alegria. O bufê, organização e direção do Encontro foi de Janine Meirelles. Na oportunidade, foram lançados e presenteados a todos os presentes, os livros 2º e 3º volumes de “Os 3 Heleodoros”, de Joaquim Eloy, sobre a vida e obra de seus antepassados.

     

    Boa Praça

    O prefeito e o Judiciário foram lembrados no samba composto por Marcelo Pereira, Carlos Moura e Yuri Moura para o Bloco Boa Praça, que brincou carnaval domingo, na Praça Princesa Isabel. Partisans não resistem a publicar pedaço da letra: “Doutor juiz, senhor prefeito, / O povo quer respeito/ Com a maior festa popular”. Outro: “O Boa Praça não quer teu aval / a redenção nasce da luta”. O refrão é “proibido proibir”. Tem a ver com o carnaval passado, quando o bloco foi proibido de brincar na Praça da Liberdade.

    Leia também: Amigos dizem que deputada Cristiane Brasil quer ser prefeita de Petrópolis

    Últimas