• Prefeitáveis ignoram incêndios nas matas e focam só nas agendas de campanha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/set 04:14

    Ontem, no dia em que a Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis — a primeira do Brasil — completou 42 anos, a cidade, que já vem sofrendo há vários dias com focos de incêndio, registrava chamas em diversos pontos: na divisa entre Caxambu e Morin, no Retiro das Pedras e no Monumento Natural da Maria Comprida, em Secretário, uma área de Mata Atlântica. Segundo moradores, o fogo começou na quarta-feira, mas somente ontem o Inea e o ICMBio sobrevoaram a região para reconhecer o incêndio e iniciar o combate, junto com os bombeiros. Somente ontem foram registrados 40 focos de incêndio no Estado do Rio; na quinta-feira, eram 460. Desde o início do ano, os bombeiros registraram 16 mil ocorrências do tipo em cidades fluminenses.

    Fogo? Que fogo?

    Em Petrópolis, os prefeitáveis ignoraram as chamas, a falta d’água — com a Águas do Imperador já admitindo que o calor e a seca atingem os mananciais — e o impacto ambiental. Nenhum candidato tocou no assunto, nem mesmo Bomtempo, que ocupa o cargo e a quem cabe articular e colocar em prática o Plano Inverno, idealizado justamente para situações como essa. Os candidatos continuaram com suas agendas de campanha: caminhadas, mostrando asfalto, fazendo promessas e comemorando a pesquisa divulgada pela manhã. Se hidrataram mais, afinal, o calor estava intenso. É preciso esclarecer aos nossos políticos que desastres climáticos não se limitam às chuvas. As matas incendiadas hoje já trarão consequências imediatas para a fauna e flora, com efeitos perceptíveis no verão.

    Que frio é esse?

    Um calor de 200°C em Petrópolis e lá está Bomtempo em seus vídeos de campanha usando casaco de couro. Alguém socorre, porque a essa altura ele já deve estar desidratado.

    Ih, embolou

    Na pesquisa do Ipec, divulgada ontem, Hingo lidera com 33%, seguido de Yuri com 18% e Bomtempo com 17%. Esse resultado difere da apuração do Gerp, que praticamente colocava Hingo (27%) e Yuri (20%) no segundo turno, com Bomtempo amargando a terceira colocação (12%). Por enquanto, Hingo parece garantir uma vaga no segundo turno, mas resta a dúvida de quem será o oponente.

    Uma coisa é certa

    A pesquisa Ipec dá uma certeza: Yuri Moura vai apanhar muito de Bomtempo.

    Faixa de Gaza

    Bomtempo não se fez de rogado: inaugurou seu comitê de campanha na Rua do Imperador, bem ao lado do comitê de Yuri Moura. A festa de inauguração foi à noite, e o pessoal de Yuri já havia encerrado o expediente. Pelo menos não houve um problema maior. Bomtempo pode estar tentando provocar o oponente ou confundir o eleitor ao “unir” a esquerda. Já Yuri afirma que dali não sai. Por enquanto, tudo está em paz, mas nunca se sabe, né?

    Os comitês geminados de Bomtempo e Yuri na Rua do Imperador: campanha conjunta da esquerda?

    Embate

    Se a estratégia do prefeito-candidato for essa, o pessoal de Yuri precisa reagir, afinal, se o Ipec estiver certo, Bomtempo está ganhando espaço. Hingo, por outro lado, segue tranquilo, sem precisar atacar os concorrentes, apenas mostrando suas propostas. Enquanto Yuri e Bomtempo disputam a segunda colocação, o embate entre eles pode deixar Hingo em uma posição mais confortável para o segundo turno.

    Acho que é mais

    A pesquisa do Ipec nos deixou intrigados ao apontar que os votos em branco ou nulo totalizam 12%. Na eleição de 2020, Petrópolis registrou 5,32% de votos em branco e 9,85% de votos nulos no primeiro turno. Será que o eleitorado estará mais consciente este ano? Vale lembrar que, em 2020, a cidade teve um recorde de 29,9% de abstenções, com 71.799 eleitores que não compareceram às urnas. Além disso, 12.520 pessoas votaram nulo e 8.498 votaram em branco.

    Vai pensando

    Uma questão para Bomtempo e Yuri: se Yuri for para o segundo turno, ele aceitaria o apoio de Bomtempo? E, se o prefeito for para o segundo turno, ele dispensaria os eleitores de Yuri? A conferir.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 124 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    A Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) realizará um curso de oratória voltado a empresários, gestores, estudantes e profissionais que precisam aprimorar a comunicação e a relação com o público. Ele será ministrado por Mônica Simas, consultora pós-graduada em RH, Pedagogia Empresarial, Neurociência do Comportamento Humano e Psicologia Positiva. Serão três encontros presenciais iniciando dia 30. As informações estão no Instagram da instituição em @acepetropolis.

    Sem reajuste

    Recurso para desempregados: a função de segurar bandeira nesta eleição rende R$ 500 por semana, trabalhando de segunda a sábado. É o mesmo valor oferecido pelos candidatos na eleição de 2022.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas