• Precisamos dar atenção ao ecoturismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/05/2019 14:00

    A nossa cidade é cercada pelas mais variadas riquezas naturais. Basta um pequeno passeio, uma trilha pela mata atlântica, para perceber o tamanho da nossa beleza. Isto é algo que o reconhecido em todo o lugar! Todos sabem que a cidade de Petrópolis é, além da história, uma jóia rara quando o assunto é a natureza.

    Quando somos abençoados por vivermos em um lugar tão belo, é inegável a importância de aproveitarmos ao máximo todo esse esplendor. Neste momento, convido a todos para refletir em relação a um tema que passa despercebido, o ecoturismo.

    Quando falamos de ecoturismo estamos tratando de inúmeros fatores que compõe o nosso meio ambiente. Mas, além disto, também falamos de toda a possibilidade de desenvolvimento que este segmento traz. Atualmente, o turismo ecológico representa algo que está em constante expansão por todo o mundo. Só no Brasil, ele movimenta cerca de U$ 70 milhões ao ano. Isto é, pensar no desenvolvimento nesta área poderá fazer toda a diferença para diversificarmos, ainda mais, a nossa economia municipal.

    Se tratarmos o ecoturismo com seriedade, podemos ampliar os investimentos em nossa cidade. Claro, com todo o respeito a sustentabilidade e a manutenção dos locais.

    Em Petrópolis, temos alguns destaques quando falamos do ecoturismo, como o Vale das Videiras, o Açu, os Caminhos do Brejal, os voos de parapentes no Morin, o Circuito das Bromélias, o Vale do Amor. Enfim, são inúmeros espaços maravilhosos e experiências únicas do nosso município.

    Estes aspectos deveriam ser melhores aproveitados pelas gestões municipais. O turismo, hoje, perde para o segmento de serviços quando tratamos da economia municipal. Se diversificarmos o nosso turismo podemos ampliar ainda mais a nossa economia. Poderíamos ter planos de estadia, com o pensamento em manter os visitantes no período noturno, além de divulgarmos melhor as atividades ecológicas. 

    Um dos grandes problemas que enfrentamos é que muitos dos turistas que vêm à Petrópolis acabam não passando muito tempo aqui. O passeio em nossa cidade não deveria ser apenas um simples ato de conhecer o centro histórico. Mas me pergunto, será que os nossos visitantes tem as informações de como podem aproveitar ao máximo a nossa cidade?

    Já fomos a capital do cinema nacional, uma Paris tropical. Recebíamos artistas e influenciadores em todo o país. Aqui era um lugar que estava habituado a receber chefes de Estado, presidentes da República. Estes bons tempos deveriam retornar e podem voltar.

    Enfim, a imagem de Petrópolis deve ser trabalhada. Precisamos mostrar ao mundo as nossas características, tão próprias e belas. Nossas paisagens que são cartões-postais! O ecoturismo é sim uma forma de ampliarmos a visão que as pessoas têm do nosso município.

    Eu imagino uma cidade que as pessoas possam conhecer nossa história no período diurno, aproveitar atividades culturais no período noturno e que possam se deslumbrar com dias em passeios pelas nossas paisagens naturais. Enfim, é necessária uma nova forma de enxergar o turismo para desenvolvê-lo ainda mais em nossa cidade.

    Últimas