• Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj lança programa de preparação para a redação do ENEM. O conteúdo é online

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/11/2020 13:20

    O Pré-Vestibular Social (PVS), projeto da Fundação Cecierj, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai lançar mais uma ferramenta para auxiliar os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na próxima quarta-feira (18/11), às 19h, no canal do Youtube do PVS, os coordenadores de Redação do pré-vestibular vão mostrar como preparar a redação perfeita. O tema escolhido para a estreia do programa “Redação Nota 1000” foi saneamento básico. A live terá ainda a participação da equipe de Geografia debatendo o tema.

    “A Educação foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia e manter o aprendizado e o engajamento dos alunos foi um grande desafio. O PVS da Fundação Cecierj tem feito um trabalho muito interessante com o auxílio de tecnologias, a fim de manter a preparação para o Enem e para outros vestibulares como o do Consórcio Cederj. O uso de algumas ferramentas, inclusive, permitiu que alunos não matriculados também tivessem acesso ao material produzido. Agora, com o programa Redação Nota 1000, o PVS traz mais uma novidade e experimenta o formato ao vivo, para se aproximar ainda mais dos estudantes”, comenta a secretária de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro.

    A redação, além de ser a única prova em que é possível tirar nota 1000, é etapa importante do Enem e tem peso relevante para o cálculo da nota de cada participante. Por isso, o estudante tem que estar atento às suas características e exigências. A redação é composta por um tema, que será tratado nas lives do”Redação Nota 1000″ de forma interdisciplinar, com a participação das equipes de todas as matérias.

    “O Redação Nota 1000 é mais uma estratégia que o PVS elaborou para manter o aprendizado e o vínculo com os estudantes e nossa ideia é fazer outras lives com aulões e mesas de debate. Por conta da pandemia, tivemos que suspender as aulas presenciais e iniciamos, já em março, a produção de vídeos com o conteúdo das disciplinas. Passamos depois a converter para áudio, incluindo um resumo da aula, para alunos com baixo acesso à internet. Outra novidade foi o compartilhamento deste material com quem não estava matriculado: para isso, usamos o Google ClassRoom, que já possui mais de 2 mil inscritos. No momento, reta final da preparação do Enem, vamos dar dicas de como tirar a nota máxima na redação”, explica Luiz Bento, diretor do PVS.

    Já são mais de 300 vídeos produzidos pelos mediadores e coordenadores de disciplina, que contam com tradução para libras sobre os temas mais importantes para as provas, além de um vídeo semanal com dicas de como estudar em casa e se preparar para as provas. Sempre que um material novo é postado no canal do Youtube, os alunos recebem um aviso pelo Telegram, mais um canal de divulgação criado para o compartilhamento dos materiais didáticos do PVS. Desde 2003, o Pré-Vestibular Social atende aproximadamente 7 mil alunos por ano em todo o Rio de Janeiro, no preparatório para as provas de acesso às universidades. Atualmente, o PVS tem cerca de 4 mil alunos ativos, isto é, estudantes que recebem e acompanham o material e estão em constante contato com os mediadores.

    Últimas