
A pré-conferência Municipal de Assistência Social será realizada neste sábado (17), das 08h30 às 12h, no Colégio Santa Catarina e é aberto ao público. O evento, promovido pela Prefeitura de Petrópolis e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), é uma preparação da 15ª Conferência Municipal, que acontece em junho e vai debater os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“É muito importante ouvir a população para fortalecer e aprimorar cada vez mais nossa rede de assistência social, nossos equipamentos e programas. A pré-conferência é o primeiro passo dessas discussões, que vão continuar até a Conferência no mês que vem”, afirma o prefeito Hingo Hammes.
Durante a pré-conferência, serão feitos debates sobre as diretrizes da política de Assistência Social, que vão nortear as ações realizadas pelo município nessa área. As discussões serão centradas em cinco eixos: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Sócio assistenciais, Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
A mediação será feita por Nelma Azeredo, ex-presidente dos conselhos Nacional e Estadual de Assistência Social. “O objetivo principal da pré-conferência é abrir o diálogo com a população para que a gente possa construir a política de assistência social de forma participativa e democrática, entendendo as transformações e os novos desafios da nossa cidade e como trabalhar da melhor maneira para atender a população mais vulnerável”, destaca a secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer.
A Conferência Municipal de Assistência Social acontece nos dias 13 e 14 de junho. Na programação, além dos debates, também serão eleitos os delegados do município para as conferências estadual e nacional.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: