• Prazo para sacar FGTS inativo termina dia 31

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/07/2017 14:37

    Quem ainda não fez o saque da conta inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) precisa se apressar, porque o prazo para o saque termina na próxima segunda feira, dia 31 de julho. Após essa data, o trabalhador que tem valores depositados nas contas inativas, só poderá realizar o saque se estiver enquadrado na legislação do Fundo. Os valores das contas vem sendo liberados para o saque desde março, conforme o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal. 

    De acordo com um levantamento feito pela Caixa, até o dia 19 de julho, 25,3 milhões de brasileiros conseguiram sacar seu benefício. O total do saque até agora é o equivalente a R$ 42,8 bilhões, cerca de 98,33% do valor total estimado disponível.

    A Caixa montou um cronograma de pagamento de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. No último dia 8, foi a vez dos trabalhadores nascidos no mês de dezembro. Mas, todas as pessoas que tem direito ao saque podem realizá-lo até o dia 31 de julho em qualquer agência da Caixa. Tem direito ao saque os trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho encerrado em 31 de dezembro de 2015.

    O saque ainda pode ser feito em qualquer agência da Caixa, terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou correspondentes CAIXA. O trabalhador que possui o cartão cidadão e senha, e desde que o valor do depósito não ultrapasse R$ 3, pode realizar o saque nos caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes CAIXA. Acima deste valor, é necessário ir diretamente em uma das agências portando o número do PIS, carteira de identidade e comprovante de finalização do contrato de trabalho. 

    Trabalhadores estão priorizando a quitação de dívidas com o saldo do FGTS

    O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômico (Seplan) divulgou o resultado do levantamento feito sobre o impacto do saque do FGTS na economia. A pesquisa revela que com a liberação dos saques, houve um aumento nas vendas varejos, especialmente nos supermercados, aquisição de bens como aparelhos celulares e automóveis. E também uma redução na inadimplência, no endividamento e comprometimento da renda. 

    O levantamento é baseado em pesquisas de mercado. A pesquisa feita pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC) e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em maio deste ano, constatou que 36% dos recursos sacados do Fundo foram para pagar dívidas. E outros indicadores como a Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), mostra que quando houve a liberação dos pagamentos em abril, as vendas de supermercado cresceram 6,3% comparado ao mesmo período do ano passado.

    A Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (ABINEE) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) também sinalizam um aumento no consumo dos bens. Quanto aos celulares, o aumento é de 20% em março e maio. O crescimento no licenciamento de veículos foi ainda mais forte, 7% em abril, 11,5% maio, e 18,9% em junho. Todos os valores comparados ao mesmo período de 2016. 



    Últimas