Termina nesta sexta-feira (25), o prazo para os candidatos solicitarem a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em casos de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já no que se refere a problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A solicitação pode ser feita pela Página do Participante.
A reaplicação da prova será realizada nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Nas mesmas datas, o exame será aplicado às pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).
É permitido fazer a solicitação somente para uma data do Enem, caso o participante tenha comparecido ao outro dia. A aprovação do pedido também estará disponível na Página do Participante.
Neste ano, ao menos 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para a versão impressa da avaliação que dá acesso a instituições de ensino superior e políticas públicas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Ainda de acordo com os dados preliminares, ao menos 2,4 milhões estiveram presentes no primeiro dia da prova, realizada em 13 de novembro, o que representa 72,1%. O primeiro dia teve 27,9% de abstenção.
No segundo dia, em 20 de novembro, compareceram pouco mais de 2,3 milhões, somando 68,1% de participantes presentes. Ou seja, 31,9% dos candidatos não foram realizar o exame.
No digital, 66,5 mil se inscreveram. Do total, 32,3 mil participaram do primeiro dia, atingindo 48,7% de presentes. No segundo dia, o número foi menor, ficando em 29,8 mil, representando 44,9%. Em ambas as datas, a abstenção ficou acima de 50%.
Veja quem pode solicitar a reaplicação do Enem 2022:
– Se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, pode entrar com o pedido.
– Isso vale, ainda, para casos nos quais ocorreram erros de execução em procedimento de aplicação.
– Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital. São elas: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Não tem direito de pedir a reaplicação do Enem 2022:
– Participante que chegou atrasado nos dias do exame.
– Ausência, exceto nos casos de doenças que estão especificados no edital.
– Quem perdeu a prova por não apresentar documento de identificação no dia.
Outros motivos
Quem faltou a qualquer um dos dias do Enem por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). “Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. No entanto, as pontuações servirão apenas para auto avaliação de conhecimento”, acrescenta a pasta.