Praia e piscina exigem cuidados especiais com a saúde dos cabelos

  • 20/01/2020 10:30

    Se você não dispensa uma praia, piscina ou cachoeira para se refrescar, é importante ter alguns cuidados essenciais com os cabelos. Durante o verão, as pessoas ficam mais expostas ao sol e, consequentemente, aos raios UV, que em excesso podem causar danos à saúde – incluindo a saúde dos cabelos. Segundo o hairdresser Thiago Maia, neste período é necessário tratar os fios antes, durante e depois de qualquer passeio.

    Ainda de acordo com o especialista, as brasileiras têm os mais variados tipos de cabelo e para evitar danos é indispensável que todas usem bons hidratantes. Apesar de todos terem os fios afetados no verão, caso não cuidem das madeixas, as loiras precisam dar uma atenção especial durante a estação.

    “Os cabelos coloridos necessitam passar por um processo de nutrição capilar para repor os  liponutrientes. Com a coloração, a camada lipídica do cabelo é desestabilizada. Por isso o tratamento é importante. Já os cabelos descoloridos precisam primeiro de um protocolo de reconstrução capilar, para repor massa através principalmente de aminoácidos que por sua vez devolverão resistência aos fios. E nutrientes que devolvam maleabilidade a esse cabelo”, explicou Thiago.

    Leia também: Shampoo e condicionador em barra ganham cada vez mais espaço no mercado

    Protetor solar também para os cabelos

    Você sabia que existe protetor solar para os cabelos? Além disso, muitos hidratantes e finalizadores já possuem filtro solar em suas composições. É só dar uma olhada no rótulo e escolher o que funciona melhor em cada tipo de cabelo. “O que o finalizador faz é exatamente formar uma película de proteção nos fios e diminuir as agressões seja do sol, praia ou piscina. No caso das loiras ainda evita o efeito esverdeado provocado pelas substâncias de tratamento das piscinas”, afirmou Thiago.

    Dicas do especialista

    Na hora de escolher um creme de tratamento é importante observar se ele possui as seguintes substâncias: cisteína, sericina, colágeno, prolina e aminoácidos da queratina. Elas são indispensáveis para uma boa proteção. 

    Além disso, antes de entrar na praia ou na piscina é interessante molhar os cabelos com água limpa, retirar o excesso dela e com os cabelos úmidos aplicar o finalizador. Em seguida basta espalhar o produto com o pente e fazer um coque alto. “Com isso a pessoa evita que os fios absorvam de imediato tanto a água do mar quanto da piscina. O ideal é que esse procedimento seja repetido entre três e quatro horas depois para garantir um bom efeito”, ressaltou.

    Outra dica é, assim que chegar em casa após o passeio, lavar os cabelos com água limpa e shampoo, seja ele hidratante (cabelos normais a secos), de nutrição (cabelos coloridos) ou de reconstrução (cabelos descoloridos). Em seguida basta iniciar um tratamento para neutralizar os efeitos nocivos da praia ou piscina.

    Mas como nem tudo são flores, mesmo após esses cuidados ainda existem cabelos que são danificados, e por isso ficam com um aspecto ruim. Nestes casos é importante procurar um bom tratamento com um profissional da área. “Se a pessoa perde um dia de sol, o ideal é mesmo ir ao salão a cada 15 dias para cuidar melhor dos fios’, avaliou.

    Leia também: Apendicite: diagnóstico precoce evita o agravamento da saúde

    Últimas