• Praça da Inconfidência receberá ação de conscientização para a detecção e prevenção ao HIV

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Ação será realizada nesta sexta, dia 1º de dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids

    30/11/2023 18:02
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, e a Praça da Inconfidência receberá uma ação de conscientização para a detecção e prevenção ao HIV, por meio da Área Técnica de IST/HIV/Aids e Hepatites B e C, da Secretaria de Saúde. Além disso, serão oferecidos testes rápidos e distribuição de preservativos para a população. A ação será realizada das 9h às 16h.

    Atualmente, cerca de 1.400 pessoas com HIV no município são acompanhadas pela equipe multidisciplinar da Área Técnica de IST/HIV/Aids e Hepatites B e C, que funciona no DIP, na Rua Paulino Afonso, 455, Centro. Além de acompanhamento médico, esses pacientes passam por exames regularmente, contam com atendimento psicológico e de Assistência Social, nutricionista, dentista, além de receber a medicação para o controle da doença, tudo de forma gratuita.

    No município, o teste de detecção do HIV e das demais infecções sexualmente transmissíveis (IST), é oferecido em todas as unidades da Atenção Básica, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também os Postos de Saúde da Família (PSFs).

    Os testes também são realizados no Consultório de Rua, no Ambulatório de Saúde LGBT+ e no Centro de Saúde.

    Além da ação na Praça da Inconfidência, a Campanha Dezembro Vermelho também será marcada pelo ‘Dia D,’ em 9 de dezembro, quando as unidades básicas de saúde realizarão ações para estimular as pessoas a se submeterem ao teste rápido.

    Segundo Sandra Pinto, coordenadora da Área Técnica de IST/HIV/Aids e Hepatites B e C de Petrópolis, estes testes ficam prontos em cerca de 30 minutos.

    “Quanto mais rápido se descobre a infecção pelo vírus, mais rápido se inicia o tratamento, aumentando a chance de não se desenvolver a doença”, explicou a enfermeira.

    Município também oferece PreP e PEP

    É importante salientar que existem outras maneiras de prevenção ao HIV, acrescentou Sandra Pinto. Além do uso dos preservativos internos (femininos) e externos (masculinos), é possível acessar a PrEP, que é uma profilaxia pré-exposição ao HIV e a PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV). A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco em casos de violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

    A PEP deve ser iniciada até, no máximo, 72 horas depois da exposição e pode ser acessada nas urgências (UPA, Hospital Alcides Carneiro e Pronto Socorro Leônidas Sampaio) a qualquer hora do dia ou da noite, ou na Área Técnica de IST/HIV/Aids e Hepatites B e C, às segundas, terça, quartas e sextas das 8h às 16h30 e às quintas-feiras das 8h às 19h30.

    Já a PrEP consiste no uso diário de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo HIV, com o intuito de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais.

    Últimas