• Potencialize seus talentos naturais e amplifique seus resultados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/06/2022 12:25
    Por Alexandre Macedo*

    Steve Jobs questionou o fato de sermos tão insistentes em concentrar nossa energia em nossas dificuldades, em vez de acelerar e dobrar as vocações e talentos naturais. Você já se perguntou como nos atormentamos em tempos difíceis?

    Nada melhor do que usar alguns dos ensinamentos do lendário criador da Apple Computer para dar continuidade à nossa série de artigos empresariais, elaborados para trazer insights e reflexões para ajudar profissionais liberais, comerciantes ou empresários de pequeno, médio ou grande porte.

    Seguindo a lógica de Jobs, a ideia é simples: se você realmente ama o que faz, se é bom nisso, aproveite ao máximo, amplifique e expanda, seja o melhor e persiga o objetivo ousado da excelência! Ao invés de concentrar seus esforços para melhorar suas fraquezas, imagine até onde você pode ir concentrando-se em seu talento natural. Somos seres humanos diversos e complementares, cada um com suas vocações e talentos. Então explore-os!

    Vamos fazer um exercício: pense agora como uma organização. Pode ser uma empresa ou até mesmo um time de futebol. Como gestores, técnicos, é nossa responsabilidade designar as pessoas certas para cada cargo ou tarefa.

    Por isso, na sua empresa, pergunte-se sempre: “As pessoas estão no lugar certo ou estão enfrentando dificuldades?”, “Estão usando seus melhores talentos?”, “Amam o que fazem”. Dessa forma, você pode avaliar se tem as melhores pessoas designadas para as tarefas e responsabilidades apropriadas. Reflita se algum talento está sendo desperdiçado.

    Como gerente de negócios, é fundamental saber olhar para esses talentos naturais em sua equipe e atribuí-los onde eles podem ter o melhor desempenho, amando seu trabalho. Essa vocação natural também se aplica às empresas como um todo. Então potencialize suas forças como negócio, seja o design do produto, a qualidade, o preço, a experiência de compra, a equipe de atendimento ao cliente, o ambiente da loja, o tempo de resposta quando as coisas dão errado ou qualquer outra ocorrência.

    Aproveite todos os recursos em que sua empresa é naturalmente melhor do que seus concorrentes. E, pouco a pouco, traga talentos naturais para preencher as lacunas onde a empresa não tem a capacidade de realizar determinada tarefa.

    Tenho certeza que se essas dicas fizeram sentido para Steve Jobs e Apple Computer, e para melhorias de gestão de pessoas e diferenciação na minha empresa de tecnologia Info4, também fará sentido para o seu negócio.

    *Alexandre Macedo é diretor da INFO 4

    Últimas