• Postos de identificação civil em maternidades são reativados pelo Detran

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2022 09:51
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nessa segunda-feira (04), o Detran-RJ começou a emitir, novamente, carteiras de identidade para recém-nascidos. A Maternidade Maria Amélia, no Centro do Rio, foi a escolhida para o pontapé inicial na retomada do serviço, numa parceria com o município do Rio. O objetivo é ajudar a erradicar o subregistro civil de nascimentos no estado.

    “Estamos retomando, gradativamente, este serviço tão importante do Detran-RJ nas maternidades, paralisado por conta da pandemia. Primeiramente, atenderemos maternidades onde já funcionavam os postos e, mais adiante, haverá um projeto de expansão”, disse o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

    A primeira bebê contemplada na ação desta segunda-feira foi a pequena e charmosa Giovanna Borges (foto), que veio ao mundo no último dia 30 de março, na Maria Amélia. Giovanna, que nasceu com 48 cm de altura e 3,1 kg, é a primeira filha da tosadora Lauane Borges e do vendedor Dário Francisco Ferreira Neto, ambos com 38 anos e moradores do bairro de Fátima.

    “Minha filha já vai estar identificada oficialmente e de uma forma muito prática. Desde pequena, a Giovanna já estará resguardada e protegida para uma necessidade de reconhecimento, por exemplo”, comentou o pai da menina Giovanna, que teve as digitais e fotografia do rosto coletadas na própria maternidade chamando a atenção de todos que passavam.

    O posto avançado do Detran-RJ na Maternidade Maria Amélia funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cartório para emissão da certidão de nascimento funciona na mesma sala, em parceria, já que é necessário este documento para a solicitação da identidade. No mês de fevereiro foram realizados 345 partos na maternidade, segundo a subsecretária de Atenção Hospitalar, Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde, Teresa Navarro.

    “É uma parceria incrível. A criança já sai com registro pronto. Vai ajudar muito os pais, pois nem todos têm facilidade para ir ao cartório”, destacou Teresa.

    A Maternidade Maria Amélia, que realiza cerca de 13 partos por dia, completará uma década de existência no próximo mês de maio. A unidade foi construída em um terreno contíguo do Hospital Municipal Souza Aguiar e possui 117 leitos.

    Últimas