Posto do INSS em Petrópolis ainda não tem data para reabrir
Com a unidade do INSS fechada por conta da pandemia e sem data para a reabertura, petropolitanos que precisam recorrer a um dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social tem enfrentado dificuldades. Mesmo com diversas possibilidades via internet, alguns trâmites ainda precisam ser feitos de forma presencial, o que atrapalha quem vive na cidade, por conta do posto de atendimento fechado.
O jornalista Luan Carvalho diz que a avó tem enfrentado problemas para manter um benefício do marido, já falecido. Aos 90 anos, a idosa precisou ir até Niterói para conseguir apresentar toda a documentação para continuar recebendo os valores da pensão.
“Depois de tudo isso, pediram uma nova comprovação. Vamos precisar novamente ir a Niterói resolver, ou ela perde o benefício. Aqui, a gente não consegue acessar, mandar um documento… só no Rio ou como fizemos anteriormente”, contou.
A diarista Maria de Fátima de Souza está com dificuldades para enxergar. Ela tem glaucoma nos dois olhos, operou recentemente e aguarda um posicionamento do INSS. Impedida de trabalhar, ela tem a expectativa de que o resultado saia em breve. Pelo telefone, a única informação é de que o processo está em análise.
“Já tive inclusive dois laudos para me aposentar por invalidez e até agora nada. Estou em casa impossibilitada de trabalhar e o processo cuja entrada foi feita no dia 21, com prazo de cinco dias úteis, termina hoje (ontem) e até agora sem resposta”, diz.
Por meio de nota, o INSS informou que ainda não tem previsão de reabertura de agências na região, mas que os serviços podem ser realizados pelos canais remotos, como o Meu INSS e a Central de Atendimento Telefônica no número 135.
Leia também: Família faz vaquinha para comprar cadeira adaptada para criança com paralisia cerebral