• Posse de Dom Joel Portella Amado é realizada na Catedral São Pedro de Alcântara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Dom Joel é o sexto bispo da Diocese de Petrópolis

    09/mar 17:03
    Por Maria Julia Souza

    Na manhã deste sábado (09), aconteceu na Catedral São Pedro de Alcântara, a Posse Canônica de Dom Joel Portella Amado como o sexto bispo da Diocese de Petrópolis. A nomeação do sacerdote ocorreu no dia 31 de janeiro, com o anúncio sendo feito pelo Vaticano. Antes dessa data, ele foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

    Nascido no Rio de Janeiro, Dom Joel era bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião. Ele também foi secretário-geral da CNBB, no período de 2019 a 2023, com destaque para a sua atuação e animação pastoral da Igreja no Brasil, durante a pandemia de covid-19.

    “A expectativa [com a chegada a Diocese] é muito grande. Mas acima de tudo, de poder conhecer, estar junto e de poder conviver. Como a menina disse para mim ‘estar perto e trabalhar bastante’ e de estar junto de todas as pessoas. Que Deus abençoe cada um de vocês”, disse o Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado.

    Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado.
    Foto: Maria Julia Souza

    Dom Joel tem como lema de seu episcopado “Omnibus Omnia Propter Evangelium” (Tudo para Todos em favor do Evangelho). Em sua mensagem inicial, após a nomeação, fez um pedido, “aquele que eu aprendi com o Papa Francisco: rezem por mim”.

    Dom Gregório Paixão, OSB, que esteve à frente da Diocese de Petrópolis até o fim de 2023 e assumiu a Arquidiocese de Fortaleza também esteve presente na celebração e falou sobre Dom Joel.

    “Para mim é motivo de muita alegria poder voltar a essa cidade que trago no mais profundo do coração. A expectativa que tive foi totalmente realizada pela chegada do Dom Joel, um grande irmão, uma pessoa extremamente preparada, um homem de profunda fé e ao mesmo tempo, um homem profundamente feliz e bem humorado”, disse Dom Gregório Paixão.

    O Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, destacou os trabalhos realizados por Dom Joel e desejou boas vibrações ao novo Bispo de Petrópolis.

    “Que o Senhor conduza os seus dias aqui, ilumine sua caminhada e seu trabalho. Estaremos muito próximos, tanto fisicamente como espiritualmente da sua missão. Muito obrigado e seja muito feliz”, disse o Cardeal.

    O diretor-presidente do Grupo Tribuna, Francisco de Orleans e Bragança esteve representado pelos demais membros da Família Imperial. Estiveram presente na cerimônia seu filho Francisco, acompanhado da esposa Matthieu, além de seu irmão Pedro Carlos, também acompanhado da esposa, Patrícia.

    Família Imperial esteve presente na Posse Canônica de Dom Joel.
    Foto: Maria Julia Souza

    Representantes do Poder Público Municipal e Estadual também estiveram presentes na celebração.  

    Trajetória

    Dom Joel foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982, no Rio de Janeiro. Em 07 de dezembro de 2016 fio designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

    Como padre, o sacerdote desempenhou as funções de: Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982 – 1991); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991 – 2014); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral.

    Últimas