Pós-chuvas: já pode beber água da torneira?
Desde a primeira tragédia em Petrópolis, em fevereiro, a população tem se perguntado sobre a qualidade da água. Algumas localidades ficaram sem o abastecimento de água por dias, devido à queda de barreiras e locais onde a tubulação de fornecimento também foi afetada. Após quase três meses do evento, ainda há uma preocupação com o consumo da água da torneira. Mas a Águas do Imperador e Secretaria de Saúde garantem que toda a água distribuída no município atende os padrões definidos pelo Ministério da Saúde.
A Águas do Imperador, prestadora de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos do município, informou à Tribuna que toda água distribuída pela concessionária é tratada de acordo com os padrões definidos pelo Ministério da Saúde e que realiza, diariamente, o controle de qualidade de toda a água distribuída à população. Mensalmente, todos os resultados das análises são atualizados no site www.aguasdoimperador.com.br e nas contas distribuídas para os clientes.
Questionada, a Secretaria de Saúde informou que a água fornecida pela subconcessionaria está de acordo com os padrões de potabilidade previstos na portaria 888 de 2021. A água é monitorada pelo município através do Programa Vigiágua, do Ministério da Saúde.
Solicitação de análise da água
A Águas do Imperador também informou, que caso exista alguma dúvida sobre a qualidade da água, é possível solicitar uma análise, sem qualquer custo. A coleta da amostra é feita diretamente no hidrômetro do cliente e o laudo fica disponível na loja comercial, em aproximadamente quatro dias. E ressalta que é importante que o cliente faça a limpeza dos reservatórios de sua residência a cada 6 meses para garantir a qualidade da água consumida.
Segundo a empresa, além do controle diário feito por eles, a Vigilância Sanitária de Petrópolis realiza, semanalmente, análises da água distribuída no município e, caso seja encontrada alguma irregularidade, a concessionária é imediatamente informada.