• Portugal: partido de extrema-direita Chega se torna a principal oposição no parlamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/maio 22:04
    Por AP* / Estadão

    O partido anti-imigração Chega, de Portugal, obteve mais um ganho político para a extrema-direita europeia nesta quarta-feira, 28, depois de ter conquistado o segundo maior número de assentos no parlamento, o que significa que se tornará o líder da oposição ao novo governo.

    Isso quebra o padrão dos principais partidos de centro-direita e centro-esquerda de Portugal, que se alternam entre liderar o governo ou liderar a oposição.

    Os avanços do Chega desde a eleição de 18 de maio coincidem com os ganhos das forças de extrema-direita em outros lugares. Na Europa, essas forças incluem o Rally Nacional da França, os Irmãos da Itália e a Alternativa para a Alemanha (AfD), que agora fazem parte da corrente política dominante.

    O Chega disputou sua primeira eleição há seis anos, quando conquistou uma cadeira.

    Últimas