Por que é importante colocar o feijão e os grãos de molho?
Hábito comum entre nossas mães e avós, sempre foi colocar o feijão de molho para cozinhar.
Mas será que faz sentido?
Faz e muito! O remolho acelera o processo de cozimento além de ser muito benéfico para a saúde. Essa prática ajuda na absorção de vitaminas e minerais e reduz a presença dos chamados “antinutrientes”.
Os antinutrientes são compostos presentes em alguns alimentos que prejudicam e dificultam a digestão e a absorção de nutrientes. São eles os responsáveis por aquela sensação de estufamento, gases e dificuldades na digestão.
E são diversos os fatores antinutricionais: oxalatos, taninos, nitritos e o fitato (no caso de algumas leguminosas).
Colocando o grão de molho, é possível observar que após um tempo, forma-se uma “espuminha” por cima da água, que é o fitato. O fitato não é digerível, e dificulta a absorção de ferro, magnésio e zinco, por isso é muito importante a prática de colocar o feijão de molho e eliminar essa água para reduzir ao máximo esses antinutrientes.
Essa prática de colocar grãos de molho, se chama remolho, e não é só pro feijão não! Vale pra leguminosas em geral: feijão, grão de bico, ervilha e etc.
Mas e como fazer o remolho da maneira correta?
Lave os grãos em água corrente e coloque os em uma vasilha. Cubra com água uns dois ou três dedos acima do grão. Coloque um limão cortado ao meio ou uma colher de vinagre. O limão ou vinagre ajudam no processo de liberação dos antinutrientes. Deixe de molho por no mínimo 8 horas. Descarte a água do remolho (se possível troque mais de uma vez) e cozinhe seu grão como de costume.