A convocação do diretor-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Anderson Fragoso, para explicar a crise do lixo na cidade foi suspensa devido a problemas técnicos na Câmara Municipal. O anúncio foi feito pelos vereadores Mauro Peralta (PMN) e Domingos Protetor (PP) durante a sessão plenária desta terça-feira (26). Segundo os parlamentares, falhas impediram que o chamamento chegasse ao representante da companhia.
Uma nova data para a convocação será anunciada em breve. Durante a sessão, os vereadores também discutiram a possibilidade de convocar o secretário de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Elias Montes, para esclarecer os problemas relacionados à iluminação pública.
“Essa situação do lixo está um caso de calamidade pública”, afirmou Domingos Protetor, que ressaltou a urgência de explicações e destacou as falhas na iluminação. “Vamos convocar também o secretário da SSOP, porque os serviços públicos estão uma calamidade. Temos denúncias de falta de luz em vários bairros, inclusive no Centro Histórico.”
O vereador Mauro Peralta reforçou a necessidade de esclarecimentos. “Vamos remarcar a audiência com o presidente da Comdep para que ele explique a situação terrível do lixo que estamos vivendo na cidade.” Peralta também mencionou outros problemas, como dívidas da companhia, o uso do transbordo de lixo e o pagamento de direitos trabalhistas aos funcionários.
Os vereadores Marcelo Lessa (PL) e Marcelo Chitão (PP) endossaram as críticas sobre a coleta de lixo e a iluminação pública. Já o líder do governo na Câmara e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Gil Magno (PSB), atribuiu os problemas à crise financeira do município, agravada pela queda do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que define os repasses estaduais como o ICMS.
“É visível a olhos nus a dificuldade do governo”, disse Gil Magno. “Tenho certeza absoluta que o prefeito não está feliz em ver a cidade cheia de lixo. Aqui é uma cidade turística. Mesmo perdendo a eleição, ele quer resolver”, afirmou o parlamentar.
Procurada sobre as convocações, a Prefeitura de Petrópolis não se manifestou até a última atualização.
Comdep estipula prazo de 10 dias para normalizar coleta
Em reunião realizada nesta terça-feira (26), a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) estipulou em 10 dias o prazo para que a coleta de lixo seja regularizada no município.
O encontro contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), do prefeito Rubens Bomtempo, da Procuradoria-Geral do Município e da Comissão de Licitação da Comdep. Após o prazo estipulado, será feita uma avaliação para verificar o andamento do serviço.