Por causa de obra, transporte para o Itamarati sofre atrasos de até duas horas
Os moradores de Cascatinha estão pedindo soluções urgentes para melhorar o trânsito na região. Há 20 dias uma obra da instalação da nova rede de abastecimento da concessionária Águas do Imperador está gerando enormes congestionamentos. O trajeto entre o Centro da cidade até o Terminal do Itamarati, por exemplo, está sendo feito em quase duas horas. Os ônibus não estão mais cumprindo os horários nos períodos de pico e muitas pessoas estão preferindo andar a pé para não perder os compromissos.
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Para tentar encontrar soluções para o trânsito, representantes de associações de moradores da região enviaram um ofício para a Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans), as empresas de ônibus que atendem a região e para a Águas do Imperador. “Queremos soluções para o trânsito. Não podemos mais perder compromissos, chegar atrasados no trabalho. A situação está muito complicada. Está caótico sair de casa”, protestou a representante da Associação de Moradores do Bela Vista, Lucilene Ramos.
Os moradores solicitam o encontro para hoje e caso o encontro não aconteça eles prometem uma manifestação na sexta-feira (24). “A obra não vai terminar tão cedo e não aguentamos mais as horas perdidas no trânsito. É praticamente impossível passar por ali entre 11h e 15h, fica um caos”, comentou a representante da Associação de Moradores do Itamarati, Luciana Périco.
A assessoria da Águas do Imperador culpa o estacionamento irregular pelo caos no trânsito. Segundo a concessionária, carros ficam parados na calçada e em locais proibidos causando ainda mais retenções no trânsito. A empresa cobra mais fiscalização da CPTrans na região para evitar que os motoristas estacionem de forma irregular.
A obra tem previsão de terminar em julho e é um investimento de R$ 2 milhões da concessionária. Ao todo serão construídos 3,8 km de rede de abastecimento de água e uma adutora que irá atender cerca de 56 mil pessoas no trecho entre o Quissamã, Cascatinha e Itamarati. A rede será integrada aos sistemas da Montevideo, Bonfim e Carangola.
Segundo a empresa de ônibus Cidade das Hortênsias, a obra na Rua Quissamã está resultando em impactos diretos na operação dos ônibus, resultando em constantes atrasos e perdas de viagens. Desde o início das obras, no dia 29 de abril, até o último dia 15 de maio, a empresa contabilizou o não cumprimento de 182 partidas – número que aumenta a cada dia. A nível de comparação, normalmente, por conta do trânsito, das 36 mil viagens mensais, em média, 200 não são concluídas no mês.
Após o início da obra, que agravou o congestionamento de veículos na região, todas as linhas que operam, normalmente, com pontualidade, começaram a sofrer com intervenções no percurso, que chegam aumentar em até 30% o tempo de cumprimento do itinerário.
O problema prejudica diariamente a tabela de frequência estruturada pela empresa, principalmente em horários de pico. Segundo a Cidade das Hortênsias, os atrasos ficam mais alarmantes nos períodos de 11h às 14h e 16h às 20h.
De acordo com a empresa, somente na segunda-feira (20), foram perdidas 60 viagens. Entre as linhas mais prejudicadas estão a 340 – Terminal Itamarati, que deixou de realizar 26 partidas, enquanto a linha 300 – Terminal Corrêas (Via Quissamã) não conseguiu efetuar 17 viagens ao longo do dia.
As demais linhas troncais, como a 330 – Terminal Corrêas (Via Pedro Elmer), 360 – Terminal Itamarati x Alto da Serra e 370 – Terminal Itamarati x Terminal Bingen, também estão sofrendo com os impactos no trânsito.