• Ponto de equilíbrio: o zero a zero da empresa e sua importância

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  • 13/05/2020 12:00

    A crise causada pelo COVID-19 não é a primeira nem será a última pela qual passaremos. Um dia ela terminará e, provavelmente, retornaremos a um “novo normal”.

    E nesse retorno, independente se esse “normal” será novo ou não, o empresário deverá verificar de antemão o quão preparado ele está para voltar ao mercado. Alguns empresários me falam: “mas eu não sei como estará o mercado no meu retorno. Vamos abrir as portas e torcer para que o retorno não seja tão ruim”. Com este pensamento, não há muito a fazer…

    Será que é isso mesmo? Apenas abrir a empresa com ela limpa e perfumada, esperar e torcer para o melhor? Vamos “cair na real” e olhar por outra ótica: será que dá para perceber o quão pior ou melhor a empresa estará no mercado, quando as portas estiverem plenamente abertas? 

    É certo que, após o retorno, a economia demorará a esquentar o motor. Mas as empresas já estarão a pleno vapor, com despesas imediatas, dos salários dos empregados e contas a pagar. E o “combustível” a ser consumido é, no mínimo, o dinheiro para pagamento das despesas fixas, tais como salários de empregados, luz, telefone, aluguel, etc. 

    Ao entrar neste primeiro tempo do novo jogo de mercado, naturalmente a empresa desejará fazer gols e ganhar o jogo. E para saber quem estará no domínio do jogo, será preciso verificar se há lucro.  Mas, será que no primeiro tempo do jogo a empresa conseguirá “fazer gols”? Em qualquer jogo é melhor empatar do que perder, não é verdade? Por que, então, no mínimo não tentar empatá-lo?

    Empate pode ser zero a zero, correto? Qual é o zero a zero quando falamos em termos empresariais? É ter lucro zero. E esse lucro zero é o famoso e pouco conhecido “ponto de equilíbrio”, ou seja, quando as receitas têm o mesmo valor das despesas. Este valor é o zero a zero que o empresário deve acompanhar.

    E que valor é esse? É difícil acompanhá-lo? Não. É fácil. Basta verificar, periodicamente, o valor vendido. E a venda é, sem dúvida, o que qualquer empresário sempre acompanha.

    E por que é importante saber esse valor de venda?

    A resposta é simples. Esse valor é o mínimo que a empresa deverá perseguir. Diariamente o empresário deverá analisar as vendas, para estimar a receita até o final do mês. Ao fazer assim, haverá como saber se o caminho está errado em direção ao ponto de equilíbrio, o que será imediatamente detectado. Dessa forma, o empresário poderá corrigir com antecedência a correção do rumo de sua empresa, como exemplo: fazer promoções de vendas, negociações com fornecedores e, principalmente, fazer o máximo possível para receber à vista.

    E esse valor, por lógica, é a soma de todos os custos fixos da empresa, certo? Aí que mora o perigo. Não é isso não. A empresa não tem só custos fixos. Há custos variáveis que só existem se a empresa vende, como impostos, comissões, taxas de cartão de crédito. Logo, tais valores também devem ser considerados no cálculo do ponto de equilíbrio.

    Então, é uma conta de tentativa e erro, onde o valor inicial é a soma dos custos fixos. Mas, ao vender esse valor, o que acontece? Somente um pedaço dessa venda se reverte, efetivamente, para pagar os custos fixos, pois parte dela será utilizada para pagar aqueles custos variáveis que elenquei acima. Mas lembre-se, que nesse cálculo de custos, deve ser incluído também os custos de compra dos produtos que a empresa vende. Se isso não for considerado, a empresa vende, mas não consegue repor o estoque. 

    Pelo que se percebe, a teoria de cálculo de ponto de equilíbrio é simples. É fácil calculá-lo se a empresa estiver com as informações financeiras registradas corretamente, com acesso rápido e fácil. A sua empresa está assim? Não? Corra atrás do prejuízo e consiga essas informações.

    Se você é empresário e está na situação acima, perceba de uma vez por todas que a organização financeira da empresa é essencial para tomada de decisões e verificação da situação de viabilidade. Caiu a ficha? Aproveite esse “pit-stop” do COVID-19 para fazer a organização na sua empresa. Deseja fazer isso de forma rápida e precisa? Não sabe como ou por onde começar? Entre em contato comigo. Faremos isso juntos e você estará preparado para o gerenciamento correto do negócio para todo o sempre. mairom.duarte@csalgueiro.com.br e Whatsapp (24) 98114-3677.

     

    * Mairom Duarte é Consultor em Gestão de Negócios e atua há mais de 25 anos em Consultoria de Gestão Empresarial.

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