Polos de moda de Petrópolis ganham marca própria
Petrópolis tem um novo tipo de consumidor. Os atacadistas não são mais os principais consumidores dos principais polos de moda da cidade, e sim os varejistas que moram na cidade e já representam 51% do público que consume nesses locais. O estudo mostrou ainda que 93% dos frequentadores/consumidores vivem no Estado do Rio de Janeiro, apenas 7% são de outras regiões. A informação foi confirmada através de pesquisa realizada, entre agosto e outubro deste ano, por alunos do curso de moda da Universidade Estácio de Sá, em conjunto com o Sebrae/RJ, Sistema Firjan. Duzentas e sessenta e quatro pessoas foram entrevistadas durante o período. Outra novidade é que a Rua Teresa, Bingen e Itaipava agora possuem marca própria: o Polo de Moda de Petrópolis. O anúncio foi feito ontem às 18h30, durante um encontro no Centro da Moda.
A maioria dos entrevistados (89%) foi do Polo da Rua Teresa e 34% afirmou comprar mensalmente. Apenas 10% dos entrevistados eram do Polo de Itaipava. Os números mostraram também que as mulheres representam 77% dos clientes da Rua Teresa – elas compram para consumo próprio e são responsáveis ainda para maridos, filhos, entre outros. Além disso, 22% dos entrevistados da Rua Tereza possuem entre 30 e 39 anos, percentual menor do que apresentado nos Polos de Itaipava (26%) e Bingen (33%). Mais da metade dos entrevistados possui renda familiar média de dois e quatro salários-mínimos, ou seja, são os varejistas de massa (classificados nas classes C e D), e que ainda esperam a moda chegar aos grandes veículos de comunicação, como telenovelas, por exemplo, para consumir os produtos ditos como “em alta”.
“Claro que o empresário pode se antecipar com relação ao que produzir, dentro do publico alvo dele que já precisa estar definido, através das blogueiras, e tendências mundial do segmento de moda. Mas também é necessário saber que o público que mais compra nos três polos de modas de Petrópolis espera essas tendências massificarem até de fato começarem a consumi-los”, afirmou a coordenadora do curso de moda da Estácio, Márcia Borges.
Outro ponto importante destacado na pesquisa foi o que motiva a compra nesses consumidores, são eles: preço, diversidade e qualidade. A opção outros também apareceu em destaque, segundo lugar na motivação, nos polos de moda do Bingen e de Itaipava. “Essa questão do preço encaixa com o perfil identificado anteriormente do varejista massificado, já “outros” é um sinal de alerta. Isso porque a maior parte dos entrevistados não soube como classificar ao certo a segunda motivação para as compras, e isso veio antes das opções de diversidade e qualidade. Isso significa que pode-se estar deixando um pouco a desejar nesses últimos dois quesitos”, ressaltou.
A pesquisa, que tem como objetivo ajudar no planejamento estratégico montado para o desenvolvimento dos Polos a partir do ano que vem, mostrou também que 89% dos entrevistados da Rua Teresa compram para consumo próprio, assim como 92% da Feirinha de Itaipava e 67% do Bingen. Os dados reafirmam mais uma vez a mudança no perfil do consumidor e a consolidação das vendas varejo em Petrópolis.
Já a maior reclamação dos entrevistados foi com relação a falta de estacionamentos e/ ou cobrança dos mesmos. Já que o meio de transporte mais utilizado nos três Polos de Moda é o carro, utilizado por 62% dos clientes do Polo da Rua Tereza, 85% dos clientes do Polo de Itaipava e por 67% dos clientes do Polo do Bingen. Apesar disso, mais da metade dos clientes (65%) deram nota oito ou mais para o Polo de Moda.
Os outros locais de consumo, fora da cidade, apontados pelos entrevistados foram Caxias, Rio de Janeiro e São Paulo. Dos clientes do Polo da Rua Tereza, 60% não compram em outros polos de Moda. Já no Polo de Itaipava, 63% dos clientes compram em outros Polos de Moda.
Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava lançam marca Polo de Moda Petrópolis
Outro ponto marcante da reunião foi o lançamento da marca que passará a partir de agora a representar os polos de moda da Rua Teresa, Bingen e da Feirinha de Itaipava. O “Polo de Moda Petrópolis” foi criado para integrar e dar uma identidade para os três locais, e dar ainda mais visibilidade ao setor. A ideia é que os representantes dos três polos trabalhem em conjunto, e agreguem ainda mais valor a marca através de parcerias com outros setores de Petrópolis, como o gastronômico, hoteleiro, e turístico. E dessa forma “vender experiência”, e não apenas os produtos oferecidos na cidade. Promover ao visitante e também morador momentos únicos, e atender as demandas do público como um todo.
Camisas, adesivos, baners, e outras formas de publicidade prometem difundir a marca “Polo de Moda Petrópolis”. A imagem da marca foi inspirada em características únicas da cidade. “As três imagens redondas representam os rolos de linhas que remetem ao setor de vestuário, confecção… Já a linha sinuosa que liga os três polos, agora unificados, é a Serra que dá acesso à Petrópolis, conhecida durante décadas pelo charme único. Finalmente temos as cores vibrantes que representam a moda em si”, explicou a consultora do Sebrae/RJ Maria Cristina Rebello.