• Polo Histórico e Cultural dos Bombeiros é inaugurado no 15º GBM

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/12/2021 16:09
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, na noite desta terça-feira (21), o Polo Histórico e Cultural – Cidade Imperial. O espaço vai abrigar a viatura Auto-Bomba Merryweather London Fire 1927, única no país, fabricada na Inglaterra, há 94 anos.  O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, foi o anfitrião do evento, recebendo autoridades da cidade e militares de diversos quartéis. A celebração foi marcada por homenagens às personalidades da cidade e bombeiros que fazem a diferença na instituição. 

    Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, restaurar uma relíquia como essa foi um desafio importante, motivo de orgulho para a instituição.  

     “Fiz questão de apoiar este projeto de restauração. Esta viatura realizou inúmeros salvamentos e combates a incêndios. Em um período em que os recursos e a mão de obra eram escassos, esse carro era uma necessidade inadiável, como disse um jornal da cidade em 1946. Isso aqui é um sonho realizado para nossa corporação, para a cidade e para o estado. É o posto avançado do nosso museu que fica no Quartel Central, podemos chamar assim”, orgulhou-se o coronel Leandro. 

    Para o coronel Ramon Camilo, que esteve à frente do projeto de restauração, fazer parte dessa iniciativa é algo transcendente e inusitado.  “Estamos honrando as vítimas atendidas no passado nesta viatura: todos os bombeiros que ali foram transportados e operaram o equipamento. Com o apoio de autoridades e instituições, fizemos um trabalho árduo e gratificante. Concluímos um resgate histórico desse patrimônio. Algumas peças foram mantidas como as de madeira. Outras foram totalmente restauradas, nos preocupando, claro, em preservar as principais características da peça”, contou o coronel Camilo, dizendo que foram 11 meses de dedicação. 

    Primeira viatura de combate à incêndio utilizada em Petrópolis

    O veículo, que possuía motor com dupla função – tração e acionamento da bomba de incêndio -, foi adquirido pelo Quartel de Petrópolis em 1946, um grande avanço para a época.  O objetivo da corporação é resgatar e preservar a história do Corpo de Bombeiros e popularizar a cultura na cidade e no Estado. Outros itens do Centro Histórico do CBMERJ, que fica na capital, vão também, de forma itinerante, compor o polo. 

    A Tribuna noticiou a aquisição do novo veículo na sua edição de 25 de janeiro de 1946. (Foto: Reprodução)

    A relíquia histórica foi o primeiro veículo de combate a incêndio de Petrópolis. Na data da chegada da viatura na cidade, em 25 de janeiro de 1946, a Tribuna noticiou na sua primeira página da edição impressa o anúncio do reforço para a corporação. “Era uma necessidade inadiável”, diz o título. 

    O veículo ficou exposto no Museu Imperial, por sua condição rara e função efetiva para a população da época. Foi tombada pelo município em 2018 e doada ao CBMERJ. A partir daí, ela foi restaurada pelos militares, como manifestação genuína da cultura e das tradições do CBMERJ e, hoje, está pronta para, em exposição, homenagear, em memória, todos os civis resgatados e militares que a tripularam e a conduziram. 

    Visitação:

    O espaço cultural fica aberto para visitação de terça a quinta-feira, das 10 às 16h. Sábado, das 10 às 15 horas. Entrada franca. O endereço é: Quartel de Petrópolis (15º  GBM) – Avenida Barão do Rio Branco, 1957 – Retiro, Petrópolis.

    Últimas