• Polo de modas da Rua Teresa permanece enfrentando desafios; lojistas realizam projetos para atrair turistas e cobram apoio do poder público

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Somente neste ano, segundo a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, 46 lojas do segmento de vestuário fecharam as portas na região

    02/06/2023 17:39
    Por André Hoelz

    Um dos polos de modas de Petrópolis, onde se encontra a Rua Teresa e a Rua Aureliano Coutinho, já há algum tempo, vem enfrentando dificuldades. Somente neste ano, segundo a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, 46 lojas do segmento de vestuário fecharam as portas na região. Apesar de ter sido castigada pelas chuvas que atingiram a cidade em 2022, a Rua Teresa vem buscando alternativas para impulsionar o movimento de moradores e turistas no local.

    Foto: André Hoelz / Redação

    Uma das áreas que vem sofrendo com o fechamento de diversas lojas é o trecho onde fica o shopping Alberto Pereira Dias (608). Os lojistas da região estão se unindo para realizar eventos e atrair turistas. “Estamos unindo forças, estamos juntando um grupo de lojistas para realizar eventos, buscar parcerias”, conta a lojista Miriam Mendonça. Ela e mais de 30 lojistas da região irão realizar um evento no dia 10 de junho, com música, gastronomia, cerveja, feira de artesanato e mais. A lojista ainda destaca que a rua está se recuperando, mas que precisa de apoio dos órgãos públicos. “A gente acredita que a rua vai melhorar. E não é só em Petrópolis essa situação. Outras cidades enfrentam crises também na área do comércio. Precisamos de apoio dos órgãos públicos, da Prefeitura e de vereadores”, disse.

    Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio Petropolis, explica que mesmo com dificuldades, a Rua Teresa é muito importante para o sustento de diversas famílias. “A Rua Teresa é um dos polos de venda mais importante da cidade e, mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas, devido às chuvas e pandemia, continua sendo um polo indutor do comércio e responsável pelo sustento de muitas famílias petropolitanas. Todas as políticas públicas que possam auxiliar a rotina dos trabalhadores e visitantes, como disponibilização de mais banheiros públicos e o fortalecimento da divulgação do polo, principalmente com mídia positiva para fora do Estado, são essenciais para esta região que é destaque no setor do comércio petropolitano”, disse.

    A presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), Denise Fiorini, explica que um dos projetos para a rua neste mês é atrair turistas através de um esquema especial durante a Festa do Colono Alemão – Bauernfest. “Para a Bauer, vamos organizar um esquema especial para levar, gratuitamente, clientes da festa para a Rua Teresa e da Rua Teresa para a Bauer, como já foi feito nos últimos anos e teve um resultado excelente. Para o Dia dos Namorados vamos fazer um sorteio, junto com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com um prêmio de um vale-compras e estadia em uma pousada da cidade. Estamos estimulando a abertura das lojas aos domingos neste mês de junho, justamente por causa do Dia dos Namorados e Bauernfest, e muitos associados aderiram à ideia. Isso, certamente, vai atrair mais clientes para a Rua Teresa”, disse.

    Foto: André Hoelz / Redação

    Adriana Masiero, também lojista, diz que o retorno do crescimento do comércio local depende de todos. “Se todo mundo colaborar, a rua volta a crescer. A rua está tendo movimento e está se recuperando. Precisamos de apoio dos órgãos públicos. Esperamos que a prefeitura olhe para a Rua Teresa como um todo e não somente em alguma parte da rua. A prefeitura precisa vir aqui, conversar com os lojistas”, finaliza.

    Procuramos a Prefeitura para saber se há algum projeto para atrair mais turistas aos polos de moda da cidade, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

    Últimas