• Policial Militar que atuou nas tragédias é homenageado em documentário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • “Cabo Moraes – A história de um herói anônimo” foi produzido pelo 26° BPM

    10/06/2022 08:15
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A história de heroísmo do cabo PM Vinicius de Moraes do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no salvamento das vítimas da chuva do dia 15 de fevereiro é contado em um documentário que foi lançado na noite de quarta-feira (8) no Palácio Quitandinha. O PM ajudou a resgatar dezenas de crianças da Escola Municipal Vereador José Fernandes, no Alto da Serra, além de outras pessoas vítimas do temporal na região.

    Cabo Moraes é morador da Rua Frei Leão, que fica no Alto da Serra. No dia 15 de fevereiro, na hora da chuva ele estava de folga e no trajeto até sua casa ajudou algumas pessoas que estavam ilhadas e fez o resgate, junto com voluntários, de dezenas de alunos da escola municipal da região. O PM também ajudou no resgate das vítimas do Morro da Oficina.

    “Faria tudo o que eu fiz de novo e trocaria essa medalha e todas essas homenagens por uma vida. Perdemos muitas vidas”, frisou o policial militar, que antes de iniciar o seu discurso pediu um minuto de silêncio por todos os 234 mortos. O documentário conta com depoimentos do Cabo Moraes; de pessoas salvas por ele, incluindo alunos da Escola Municipal Vereador José Fernandes; dos diretores da escola; familiares do policial militar; amigos e pessoas que ajudaram nos salvamentos. Também conta com imagens e fotos do dia 15 de fevereiro.

    “Tiramos as crianças pelo telhado e a ajuda do Cabo Moraes foi extremamente importante. Ele salvou vidas aquele dia”, disse o diretor adjunto Jeferson Luis Barbosa dos Santos. “Ele ficou com a gente até o fim, até a última criança ser resgatada”, completou. “Ouvi os gritos de socorro vindo da escola e na hora pensei: vou pra casa socorrer minha família e amigos ou socorro às crianças na escola? Não tive dúvidas, entrei na escola e vi crianças soterradas sendo ajudadas pelos professores e diretores”, contou o policial militar.

    O comandante do 26ºBPM, tenente-coronel Celso Jorge também participou do lançamento do documentário. Ele lembrou todo o trabalho da PM no dia 15 e após a tragédia. “O Cabo Moraes é um orgulho para a nossa corporação”, ressaltou o comandante. 

    Durante as homenagens, o secretário de Estado de Polícia Militar, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, anunciou que o Cabo Moraes será promovido por bravura. “Todas essas homenagens são justas e muito merecidas. O Cabo Moraes representou e honrou sua família. Mostrou que é um grande ser humano e homem”, ressaltou o secretário de Estado, agradecendo também ao prefeito Rubens Bomtempo pela acolhida da cidade à Polícia Militar.  O documentário em breve estará disponível no Canal do Youtube da PM.

    Últimas