Policiais Militares do 26º BPM começam a atuar com câmeras portáteis nesta segunda-feira (20)
Policiais militares que atuam no patrulhamento ostensivo em Petrópolis e em outros três batalhões da Região Serrana passaram a utilizar, nesta segunda-feira (20/06), câmeras operacionais portáteis acopladas aos uniformes. Foram distribuídos ao todo 701 equipamentos às quatro unidades operacionais da região – 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30° BPM (Teresópolis) e 35º BPM (Três Rios), que compõem o 7º CPA (Comando de Policiamento de Área).
Os equipamentos começaram a ser implantados no fim de maio, após a chacina na Vila Cruzeiro, no mesmo mês. Os policiais que atuam em 11 unidades operacionais da capital subordinadas ao 1º CPA foram os primeiros a receber os equipamentos. Nas duas áreas contempladas até o momento, estão em operação 2.790 câmeras corporais.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, reforça a vantagem do uso desse tipo de dispositivo para a corporação. “Proporciona maior segurança jurídica aos policiais nas ações de patrulhamento e abordagens”, explica Pires.
As câmeras operacionais portáteis fazem parte do programa de transparência do Governo do Estado. O equipamento foi testado por policiais militares no Réveillon de 2022. Essa fase foi reforçada também pelos agentes que atuam na Operação Lei Seca, sob a coordenação da Secretaria de Governo.
De acordo com o Governo do Estado, depois de serem distribuídas a todos os batalhões de área da Polícia Militar, as câmeras corporais passarão a ser utilizadas nas unidades especializadas e especiais, em um cronograma definido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar.
O uso de câmeras portáteis nos uniformes dos PMs foi iniciado no último dia 30 de maio. Nessa primeira etapa, policiais militares que atuam em ações ostensivas receberam os acessórios nas seguintes unidades: 2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão), 5o BPM (Praça da Harmonia), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM (Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador), 19º BPM (Copacabana), 22o BPM (Maré), 23º BPM (Leblon) e 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras).