• Polícia Militar recebe reforço no efetivo e novo comandante quer diminuir distância entre a população

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/08/2021 13:47
    Por Luana Motta

    O novo comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Augusto Eduardo Moreira Valentim, assumiu o posto no mês passado, no dia 27 de julho. E essa não é a única novidade no 26º BPM, neste mês o batalhão recebeu um reforço da Secretaria de Estado de Polícia Militar de 10 novos policiais. Assumindo o desafio de combate aos ilícitos, o controle da ordem pública e o “Randandan” das motos irregulares na cidade, o novo comandante afirma que vai trabalhar ao lado dos órgãos das forças segurança e quer diminuir a distância entre a população e a Polícia Militar. 

    O reforço no efetivo é uma promessa que vem sendo renovada não apenas na área de atuação do 26º BPM, mas em todo Estado. Nesta semana, o batalhão recebeu novos policiais, mas o reforço ainda é pequeno comparado a demanda. O comandante disse que entende essa dificuldade do Estado em abrir novos concursos, tendo em vista a grave crise financeira que o Estado enfrenta nos últimos anos, e agora em regime de recuperação fiscal, a expectativa é que essa carência de efetivo seja suprida gradualmente.  “A promessa é que conforme for construindo soluções jurídicas para a realização de novos concursos o efetivo vá sendo completado ao longo do tempo, e a gente entende que existe essa dificuldade realmente”, disse o tenente-coronel Valentim. 

    Ao assumir o nova função, o comandante já enfrenta de cara um problema que se instalou nas ruas da cidade: o “randandan” das motocicletas irregulares. Na última semana, a Tribuna publicou várias reclamações e denúncias de moradores do Centro Histórico e de alguns bairros que perdem o sono e a paciência com o desrespeito dos motoqueiros. O policiamento ostensivo nos pontos de maior problema, parece ter ajudado a coibir aqueles que desafiam a regulamentação municipal que proíbe o barulho excessivo de canos de escapamento de motos. 

    O tenente-coronel disse que estão previstas mais ações da operação de fiscalização de trânsito, que são realizadas em uma parceria do Detran.RJ com a Polícia Militar. Petrópolis foi a primeira cidade do estado a receber a operação, realizada no dia 14 de  agosto. Durante a ação realizada na Avenida Barão do Rio Branco, foram abordados 98 veículos, sendo apreendidas sete motocicletas e dois automóveis.

    A Polícia Militar tem autonomia para fazer blitz de segurança pública para averiguação de crimes, mas em relação às blitz que se destinem a inspeção veicular, a responsabilidade é exclusiva dos agentes do Detran. E por isso, as ações no trânsito são feitas em parcerias. E ainda há um convênio com a Prefeitura para a remoção de veículos irregulares nessas blitz. De acordo com o Detran, o convênio prevê que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) forneça o sistema de multas e expedição das notificações das autuações nessas operações.  

    O comandante Valentim incentiva a participação da população denunciando os locais onde há maior ocorrência de irregularidades no trânsito. Essas informações ajudam a planejar as ações de fiscalização. “O objetivo é aumentar o número de operações e contemplar não apenas o Centro de Petrópolis, mas também outros locais”, afirmou. 

    Já em relação à baderna no entorno de bares, no Centro e nos distritos, o tenente-coronel disse estar disposto a trabalhar em conjunto com as forças de segurança para coibir ilícitos e desordem urbana.  

    “A gente vai sempre apoiar os órgão que nos demandarem, mas a gente não pode esquecer que embora caiba a Polícia Militar como missão constitucional a preservação da ordem pública a gente vai cumprir a nossa missão, mas atendendo às nossas atribuições. Os órgãos municipais e outros,  possuem atribuições distintas e nós nunca vamos ultrapassar o que a lei nos permite fazer. Considerando isso, a PM vai atuar, mas dentro daquilo que a lei reserva como missão nossa”, disse o comandante. 

    Já no último fim de semana, a Polícia Militar montou um esquema de policiamento nos bairros onde havia maior demanda em relação a desordem: Mosela, Bataillard, Cascatinha e o próprio Centro Histórico. O comandante disse que serão priorizados os locais “onde o problema esteja maior, mas sem desassistir os outros locais”, disse. 

    O tenente-coronel Valetim disse que tem dialogado com as forças de segurança para apoiar as próximas ações que serão realizadas no município. “A gente vai sempre trabalhar em conjunto com os outros órgãos, sejam eles do estado do município, ou do governo federal e prezo muito pela integração com a sociedade civil”, disse. 

    A Polícia Militar disponibiliza telefones para denúncias anônimas. O sigilo é garantido: (24) 99324-5499 ( Whatsapp)/ (24) 2291-5071/2242-8009 e Patrulha Maria da Penha (24) 99229-2439 (Whatsapp). 

    Últimas