• Polícia Militar emprega 2,5 mil agentes na Operação Verão neste feriadão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2021 10:10
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Dando continuidade às ações para a garantia da segurança de moradores, turistas e frequentadores das praias do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar, através da Subsecretaria de Gestão Operacional, definiu um novo esquema de policiamento para o segundo fim de semana da Operação Verão 2021.

    Com o feriado da Independência, celebrado no dia 7 de setembro, o comando da Corporação mobilizará um efetivo de 2.500 policiais para atuar durante os quatro dias do feriadão, entre sábado e terça-feira.

    Nas estradas, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) empregará um reforço de 55% em seu efetivo para ampliar o policiamento na malha rodoviária estadual em seus seis mil quilômetros.

    Na região metropolitana, assim como no final de semana passado, toda a orla estará sendo monitorada por helicópteros e drones do GAM (Grupamento Aeromóvel), cujas imagens serão transmitidas em tempo real para o carro-comando da Corporação que ficará baseado no Arpoador. A região, inclusive, será ocupada por equipes de policiais militares e guardas municipais.

    Dentro desse cronograma de atuação, também serão empregados cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Esse reforço dará mais efetividade ao policiamento preventivo e ostensivo nas ruas internas dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Equipes do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) também atuarão em áreas específicas.

    Todo esse efetivo se juntará aos policiais dos programas Segurança Presente e Bairro Seguro já implantados nos bairros que compõe a orla da capital do estado.

    Também faz parte do planejamento o reforço no patrulhamento das vias expressas por policiais do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e nos corredores estruturais que dão acesso à orla, com emprego das unidades operacionais da área. Ao longo dessas vias, os ônibus que trafegam em direção à orla serão monitorados e poderão ser interceptados caso sejam constatadas ações que coloquem em risco a segurança no transporte público, crime previsto no artigo 262 do Código Penal. Haverá ainda ações nos terminais de ônibus e nas estações do Metrô.

    As demais praias da capital, como Flamengo, Botafogo e Urca, também estarão com o policiamento reforçado, assim como as orlas de Niterói e das cidades litorâneas do interior do estado.

    Últimas