Polícia Militar começa patrulhamento ciclístico em Petrópolis
O 26º Batalhão de Polícia Militar em Petrópolis deu início na segunda-feira (17) a uma nova modalidade de policiamento: O Ciclo Patrulhamento. Trata-se de um policiamento ciclístico, em que quatro Policiais Militares treinados para a função atuarão no centro da cidade, visando coibir principalmente roubos e furtos. Em pouco mais de duas horas de circulação, os policiais apreenderam um adolescente de 17 anos com drogas na Rua Irmãos D'Ângelo.
Com a nova estratégia, o 26ºBPM busca atingir uma maior área de atuação, de forma mais integrada e próxima à sociedade petropolitana, com prevenção e convívio diários. O comandante Eduardo Castelano chama a atenção principalmente para o caráter preventivo da ação. “Porque, para nós, mais vale o que foi impedido de acontecer, do que o que foi apreendido”, disse.
Ainda de acordo com o comandante, a escolha do ciclismo para essa área específica da cidade se deve ao fato de que ela une características das outras duas formas de patrulhamento: a pé (que oferece maior visualização do local) e motorizado (que oferece maior velocidade). De bicicleta, os policiais acabam tendo maior visibilidade do local e maior mobilidade do que se estivessem a pé.
Esta nova forma visa prevenir a prática de delitos de forma rápida, principalmente roubos de rua, aumentando também a sensação de segurança da população. Apesar do foco principal serem os roubos e furtos, qualquer atividade suspeita será investigada pelos agentes. Foi o que aconteceu na manhã de segunda-feira (17), quando avistaram o jovem de 17 anos com atitude suspeita. Percebendo o nervosismo dele, os policiais o abordaram e, durante a revista pessoal, encontraram no bolso dele um maço de cigarro contendo 18 trouxinhas de maconha.
Os policiais selecionados para o ciclo patrulhamento passaram por um curso de um dia no 11°BPM, de Nova Friburgo, onde aprenderam técnicas de abordagem para esse tipo de policiamento, que já é utilizado em outros batalhões e parece ter agradado os policiais petropolitanos, que farão revezamento em duas duplas, de três em três dias. "É um exercício, né? Faz bem à saúde. Unimos o útil ao agradável", disse o Soldado Assis.