A 105ª Delegacia de Polícia investiga o caso de uma criança que foi esquecida em uma van escolar, na manhã desta quinta-feira (06). A idade da estudante não foi divulgada. A situação aconteceu na Rua Prefeito Ari Barbosa, no Centro. Segundo relatos, a menina contou que dormiu e quando acordou, estava sozinha na van. Populares que passavam pela via a ajudaram a sair e acionaram a Polícia Militar.
Após o ocorrido, a criança foi levada para a unidade escolar. O motorista da van também foi localizado e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimento. O caso está registrado como abandono de incapaz pela 105ª DP.
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans não foi notificada sobre o episódio. Porém, informou à equipe da Tribuna que está investigando o incidente para tomar as medidas cabíveis.
A CPTrans também informou que a última vez que o proprietário do veículo solicitou autorização para atuar no transporte escolar foi em maio de 2023 – na ocasião para outra van. Essa autorização precisa ser renovada a cada seis meses, o que não aconteceu. “Atuar no transporte escolar sem a autorização configura irregularidade”, reforça a companhia.
Sobre a regularização do transporte escolar, a CPTrans destaca que, anualmente, todas as vans que atendem no serviço de transporte escolar no município precisam se dirigir à sede da CPTrans, na rua Alberto Torres, no Centro, para passar por vistoria e apresentar toda a documentação do condutor e do veículo. As vans precisam estar identificadas e portando a autorização. Em 2025, esse processo de requerimento de autorização foi realizado em janeiro.
Sobre as fiscalizações, a companhia informou que acontecem diariamente no trabalho que é feito pelos agentes de trânsito. Caso constatada alguma irregularidade, o veículo é multado e removido. Para este ano, a CPTrans destaca que “já programou série de ações de fiscalização dos veículos do transporte escolar e de conscientização de pais e motoristas desses veículos” e que ações foram intensificadas nesta semana de volta às aulas. A companhia ainda recomenda que os pais de estudantes só utilizem o serviço de veículos devidamente regularizados.
Leia também sobre Petrópolis e região: