• Polícia Federal deflagra operação que visa coibir uso irregular de animais em espetáculos e festas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2022 10:28
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), em conjunto com o Ibama, a operação Ararat, que visa coibir crimes contra a fauna, em especial, a utilização de animais em espetáculos e festas.

    Na ação de hoje, cerca de 30 policiais federais e sete analistas ambientais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, na Capital e no município de Itaboraí.

    A investigação aponta a possibilidade, em tese, da manutenção dos animais em condição irregular, bem como a inadequação dos locais de alojamento, com a restrição de espaço e alimentação em desacordo com as necessidades das espécies.

    A operação, deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro (DELEMAPH), servirá também para verificar a regularidade da documentação que legitima a posse dos animais, visando reprimir a falsidade documental.

    Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), sem prejuízo de eventuais outros crimes que possam surgir no decorrer da investigação.

    Últimas