• Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Até o momento, duas pessoas já foram presas

    10/10/2023 09:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal iniciou a Operação Rio Preto com o objetivo de combater a extração irregular de bens minerais da União e a evolução do dano ambiental decorrente da prática, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

    Na ação desta terça, cerca de 100 policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresópolis, nas cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. Além dos mandados, foi determinada a indisponibilidade de sete caminhões identificados durante as investigações, os quais eram utilizados para o transporte do material extraído ilicitamente.

    Além dos delitos de usurpação de bens pertencentes à União e crimes ambientais relacionados, também é apurada a prática de corrupção por parte de servidores públicos, assim como tráfico de drogas, caça de espécimes da fauna silvestre, posse e comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.

    Durante as investigações, foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática dos delitos contra a natureza, composta por executores, financiadores, olheiros e receptadores.

    Sobre a operação

    O nome da Operação retrata a origem do município, que vem do rio que corta a cidade, o Rio Preto – objeto de devastação e exploração irregular na busca por lucros ilícitos.

    Últimas