• Polícia Civil segue com investigação do incêndio em sepulturas no Cemitério Municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/set 18:12
    Por Maria Julia Souza I Foto: Maria Julia Souza

    Nessa quarta-feira (04), a Polícia Civil esteve no Cemitério Municipal de Petrópolis, no Centro, após sepulturas estarem sendo incendiadas no local. Em contato com a equipe da Tribuna, a instituição informou que o Setor de Investigação da 105ª DP (Retiro) está realizando levantamentos sobre o caso, antes de intimar os possíveis envolvidos.

    Nesta quinta (05), nossa equipe esteve no local. O forte cheiro de fumaça ainda permeia o cemitério, que ainda tem outro trecho com vestígios de um possível incêndio.

    Leia Também: Funcionários do Cemitério Municipal são encaminhados à delegacia após denúncia de incêndio em sepulturas

    Vestígio de incêndio em trecho da Quadra 15.
    Foto: Maria Julia Souza

    Segundo a Polícia Civil, inicialmente, o caso se insere ao crime de Vilipêndio ao cadáver, que consiste em desrespeitar, ultrajar ou tratar um cadáver ou suas cinzas com desprezo, e está previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. A instituição acrescentou ainda que será investigado um suposto esquema de descarte dos cadáveres para liberação e venda de jazigos, além de não descartar a possibilidade de outros crimes estarem sendo cometidos, e informou que amostras foram coletadas para análise.

    Incêndio dessa quarta foi registrado na Quadra 13.
    Foto: Maria Julia Souza

    Já a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSSOP) informou, em nota, “que existem indícios de vandalismo e violação no cemitério, e a secretaria está empenhada em investigar todas as evidências de possíveis ações criminosas e que o caso será tratado com o máximo rigor, incluindo a abertura de uma sindicância interna para apurar todos os fatos”.

    A reportagem também identificou, nesta quinta-feira, alguns contêineres localizados na entrada da Quadra 13. Segundo apuração da nossa equipe, eles seriam utilizados para colocar os corpos das gavetas que desabaram.

    Foto: Maria Julia Souza

    Intervenções no Cemitério Municipal

    Dois contratos foram firmados pela Prefeitura para intervenções no trecho atingido pelo desabamento após a forte chuva que atingiu a cidade, em março deste ano. O primeiro se refere a remoção dos cadáveres que foram soterrados após os deslizamentos. A responsável pelos serviços é a AMB Memorial de Cinzas Eireli, pelo valor de R$ 650 mil.

    Leia Também: Deslizamento atinge o Cemitério Municipal, no Centro de Petrópolis

    Já o outro contrato foi firmado com a empresa Serpav Comércio e Pavimentação Ltda, para a demolição e retirada de escombros. O valor dos serviços é de R$ 227.089,00 e teria sido iniciado em julho deste ano, com prazo de conclusão em 120 dias.

    Últimas