• Polícia Civil realiza operação contra receptação em ferros-velhos na capital

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/06/2022 09:53
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Polícia Civil realizou, nessa quinta-feira (09), uma operação de repressão e prevenção ao comércio clandestino e receptação de materiais metálicos – em especial, o cobre. Os alvos foram ferros-velhos localizados em bairros da Grande Tijuca – Tijuca, Praça da Bandeira, Maracanã, Vila Isabel e São Cristóvão. Dos dez locais fiscalizados, quatro foram interditados, e quatro pessoas presas.

    De acordo com os agentes, estes estabelecimentos são possíveis fornecedores de grandes recicladoras, sendo os primeiros a adquirirem os materiais saqueados das empresas de prestação de serviço público, além de estarem localizadas nas áreas de maior incidência de crimes desta espécie.

    Além da fiscalização da procedência dos materiais, também foram verificadas a regularidade e observância das normas ambientais por estes estabelecimentos, assim como a existência de outros tipos de irregularidades. A ação também visou orientar os proprietários dos ferros-velhos e recicladoras fiscalizadas a respeito da Resolução nº 365 de 2022, da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), que regulamentou a concessão de Registro de Autorização de Funcionamento (RAF) dos estabelecimentos que atuam nesse segmento, em acordo com a Lei 9.169/2021.  

    A força-tarefa dessa quinta é um desdobramento da Operação Caminho do Cobre e visa realizar ações e fiscalizações regionalizadas para evitar a reincidência criminosa.

    Últimas