• Polícia Civil prende proprietários de asilo clandestino na Zona Oeste do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/07/2021 10:29
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Policiais civis prenderam, na sexta-feira (9), em flagrante, os proprietários de um asilo clandestino em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio. A operação aconteceu, após a delegacia receber um relatório do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, que informava o funcionamento de um abrigo clandestino na localidade. Com a chegada dos agentes foi constatada a situação de exposição grave a perigo de onze idosos.

    Segundo os agentes, o estabelecimento estava em situações insalubres, assim como os idosos. Foram encontradas camas em posição vertical para facilitar a drenagem da urina, banheiros sem portas e sem assentos, ausência de fraldas geriátricas e fezes de ratos na área de lavanderia.

    Ainda de acordo com os policiais, os idosos estavam desnutridos e alguns desidratados, outros com escabiose (sarna). A alimentação deles era à base de arroz, macarrão e salsicha, inclusive para os diabéticos, que estavam com a saúde severamente comprometida. Além disso, o asilo não possuía corpo técnico adequado, como médico responsável, enfermeiros ou nutricionistas, e os cuidadores e cozinheiros não possuíam certificação.

    Os idosos foram assistidos pelas equipes que participaram da ação. Quatro foram entregues aos familiares, cinco realocados em abrigos da prefeitura e dois, que estavam em situação mais delicada de saúde, precisaram ser internados em unidade hospitalar.

    O asilo não possuía alvará de funcionamento, CNPJ e demais autorizações dos órgãos competentes, assim como não celebrava qualquer contrato de prestação de serviços com os idosos. A administração também mantinha os documento e cartões bancários dos usuários retidos. O casal, identificado como os proprietários, vão responder por crimes contra idosos. O estabelecimento foi interditado.

    A ação contou, também, com a participação das secretarias municipais de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, de Assistência Social e de Saúde.

    Últimas