Polícia Civil começa perícia nos escombros do Supermercado Extra
Os peritos da Polícia Civil (PC) e da seguradora Extra já iniciaram as vistorias nos escombros onde funcionava o supermercado. Os peritos só tiveram permissão para iniciar as primeiras análises após a liberação do Corpo de Bombeiros. O incêndio que destruiu o prédio, localizado na Rua Paulo Barbosa, no Centro, durou três dias e provocou o desabamento de parte da estrutura. Quase tudo o que restou de pé, por conta dos riscos, foi demolido.
Como os peritos não puderam acessar o imóvel antes da demolição, por motivos de segurança, a Polícia Civil permitiu que os escombros que estavam sendo retirados e levados para o aterro de Pedro do Rio ficassem em local separado para uma possível vistoria.Mais de mil toneladas de entulho já foram levadas para o local. Não há previsão para a conclusão dos trabalhos da perícia.
Já a limpeza do terreno deve demorar cerca de 40 dias e a previsão do Extra é que o novo mercado, que será construído, esteja pronto em dezembro. Na manhã de ontem, apenas os fundos do imóvel, que fica na Praça Clemetina de Jesus, continuava de pé. Os engenheiros contratados pelo extra e os técnicos da Defesa Civil (DC) avaliavam a melhor maneira de demolir a estrutura sem que houvesse riscos para os prédios vizinhos. Todo o restante da construção já foi demolida e tapumes foram instalados na área em frente a Rua Paulo Barbosa por questões de segurança.
Na manhã de ontem, as lojas puderam reabrir as portas depois de três dias. “Limpamos a loja e jogamos bastante água, mas a poeira atrapalha bastante”, lamentou o subgerente de uma distribuidora de doces bem ao lado do mercado, Carlos Henrique Campos de Oliveira, de 37 anos. Além do prejuízo com a loja fechada por três dias, eles estão tendo que reconstruir uma parede do depósito que acabou caindo por causa do fogo. Segundo informações da Defesa Civil, a temperatura, nas paredes próximas ao local do incêndio, chegou a 500°C. “Foi um pedaço pequeno que caiu, mas temos que fechar”, disse.
O subgerente conta que ficou preocupado quando começaram a demolir a estrutura do supermercado que fica ao lado do Edifício Regente. “Ficamos preocupados quando as máquinas começaram a trabalhar. Poderia ter ocorrido algum dano a estrutura”, lembrou. Carlos Henrique não soube informar se os proprietários vão acionar o Extra por conta dos prejuízos.
O trânsito na Rua Paulo Barbosa também já foi reaberto e os coletivos das linhas Turb e Petro Ita retornaram aos pontos de embarque e desembarque. Apenas a Travessa Prudente Aguiar continua fechada ao trânsito. Uma galeria na Prudente Aguiar segue isolada por segurança.