• Polícia Ambiental identifica indícios de desmatamento em Nova Friburgo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/jan 16:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/Linha Verde

    Nessa segunda-feira (13), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual (UPAm) dos Três Picos identificaram o crime de desmatamento, degradando cerca de 400 metros quadrados de uma área em Nova Friburgo. Os agentes chegaram ao local após uma denúncia recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente.

    Com as informações, a equipe da 5ª UPAm se dirigiu ao bairro Riograndina, onde na Rua Luiz Cunha, identificaram a supressão de vegetação secundária, em estágio inicial e médio de regeneração do bioma Mata Atlântica, constatando assim a veracidade da denúncia.

    Segundo os agentes, foram realizadas diligências no entorno, mas não foram encontrados os responsáveis ou placas indicativas de licenciamento. Diante da situação e com base no artigo 38 da lei 9605/98, os policiais se deslocaram à 151ª DP (Nova Friburgo), onde a ocorrência foi registrada.

    Dados do programa Linha Verde mostram um aumento de 44% nas denúncias recebidas do município de Nova Friburgo. Em 2024, foram cadastradas 304 denúncias de crimes ambientais, contra 210 em 2023.

    Como denunciar

    Para denunciar qualquer crime ao Disque Denúncia, basta entrar em contato através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também funcionam como WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.

    Os registros também podem ser realizados através do app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante.

    Confira outras notícias sobre o Rio e região:

    Últimas