
Polícia Ambiental apreende armas de caça e pássaro silvestre em Nova Friburgo
Nesta quinta-feira (20), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos (5ª UPAm) apreenderam oito trabucos, uma espingarda, 12 cartuchos de calibre 36, e 28 cartuchos de calibre 28, todos intactos, além de um pássaro trinca-ferro. O fato ocorreu em Nova Friburgo, durante uma operação que tinha como objetivo a verificação de uma denúncia recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente.
Com a denúncia sobre caça ilegal de animais em mãos, os agentes da UPAm se deslocaram até o bairro Teodoro, onde no endereço dos suspeitos, identificaram uma gaiola com um pássaro da fauna silvestre brasileira. Ao indagar o morador, o mesmo informou que a ave seria do irmão, que acabou fugindo ao perceber a presença dos policiais ambientais.
Ainda durante a diligência, a equipe encontrou diversas armas e munições no interior da residência. Como não foram apresentadas as licenças pertinentes, os agentes da 5ª UPAm procederam à 151ª DP (Nova Friburgo), onde a ocorrência foi registrada, sendo a ave encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde será reintroduzido ao habitat natural após tratamento.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou cerca de 60 denúncias sobre crimes ambientais em Nova Friburgo.
Como denunciar
Para denunciar qualquer crime ao Disque Denúncia, basta entrar em contato através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também funcionam como WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.
Os registros também podem ser realizados através do app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante.
Leia outras notícias sobre o Rio e região: