• “Poesia de Encontro”: evento literário gratuito será realizado no Centro de Cultura Raul de Leoni neste mês; saiba mais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Você já ouviu falar no “Poesia de Encontro”? Idealizado e executado em 2019 por quatro mulheres do Coletivo Nós, as Poetas – Ara Nogueira, Maria Mitsuko, Shaina Marina e Gabriela Luna – o grupo nasceu com o intuito de promover a Literatura em memória de mulheres autoras da América Latina. Neste mês, no dia 14 de outubro, das 12h às 20h, o coletivo marcará presença no Centro de Cultura Raul de Leoni. 

    “É muito importante unir a população petropolitana através de uma literatura acessível. Pensamos em cada detalhe da programação justamente para dar voz aos poetas de rua, que estão presentes na Roda CdC às quintas, aos escritores locais, principalmente aqueles de publicação independente, e também para unir as poéticas presentes no audiovisual e no teatro junto à literatura.”, conta Bárbara Iung, uma das integrantes petropolitanas do grupo e organizadora do evento.

    A programação vai proporcionar ao público petropolitano um encontro repleto de poesia, arte e diversas trocas. No dia do evento, os visitantes poderão prestigiar a exposição “Onde está a Poesia?”, a exibição de dois curtas no Cinepoesia, além de participarem de uma Roda de Conversa com autoras locais. À tarde, haverá ainda uma Oficina de Poesia, seguida pela apresentação da peça Casa das Margaridas e pela entrega de um prêmio para a poesia favorita do público, escolhida através de voto popular. 

    “Todos nós podemos produzir poesia e contar histórias.”

    Uma das atrações será a peça Casa das Margaridas, estrelada por Cleonice Fernandes e Simone Gonçalves, com organização dramatúrgica de Carol Pitzer. Em Petrópolis, será a primeira vez que a peça será aberta ao público de maneira presencial. 

    Por dentro da peça 

    Stela do Patrocínio era uma mulher pobre e preta que viveu à margem por décadas, encarcerada num manicômio, escrevendo em pedacinhos de papelão. Atualmente, esses escritos são considerados poesia. Pergunto à Bárbara como é a sensação de abrir espaço para as vozes do passado, principalmente as de mulheres, e não deixá-las cair no esquecimento. 

    Foto: Reprodução

    “Sem dar voz àquelas que vieram antes de nós, seria quase impossível nossa caminhada como mulheres, quiçá escritoras. O Poesia de Encontro – o “ontem e o agora” é sobre trazer de volta as mulheres invisibilizadas, aquelas que não tiveram suas palavras lidas e foram rechaçadas pela sociedade. Sempre tivemos como inspiração, desde a nossa primeira edição, as escritoras Stela do Patrocínio, Carolina Maria de Jesus, Gilka Machado, Juana Inés de la Cruz, Alice Ruiz e Maria Firmina dos Reis, que viveram em outro tempo, mas que estão muito presentes em nós, no agora. Acredito muito no poder da palavra e sobre como ela nos preenche. Ler mulheres é fundamental para que possamos nos enxergar enquanto escritoras, nos dá força. A escolha pela Casa das Margaridas para compor nosso evento fala sobre isso. Stela, que foi uma mulher com tantos pensamentos esquecidos, deixados em pedaços de papelão, relembrada agora pelas atrizes Cléo e Simone… isso é de uma potência! Durante a pandemia, em 2020, vi o processo [de construção da peça] acontecer de forma online. Ouvir as palavras de Stela, agora, presencialmente, vai permitir que essa história seja recontada. Para nós, é uma honra!”, conta. 

    O evento literário, totalmente gratuito, acontecerá dia 14 de outubro, das 12h às 20h, no Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visc. de Mauá, 305 – Centro). Para saber mais sobre a programação completa do “Poesia de Encontro” e obter informações a respeito da Oficina de Escrita (10 vagas com inscrição prévia), acesse a página do evento no Instagram: @poesiadeencontro.

    Os ingressos para o Teatro estarão disponíveis tanto na plataforma Sympla quanto na bilheteria, com liberação do ingresso 30 minutos antes do início do espetáculo (150 lugares).

    Últimas